Estatua do Chico Bento na pinacoteca
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes ultrapassou neste fim de semana mais um índice de visitações anuais. Com total de 4.906 visitantes desde a sua reabertura no final de agosto, o espaço já recebeu mais visitantes que todo o ano de 2018, quando 4.863 pessoas estiveram no local.

Pouco mais de uma semana de sua reabertura, o espaço já tinha recebido mais de 1.700 visitantes, passando o total de visitações de 2016. Os números de 2017, quando o número de visitantes foi de 3.360, foram ultrapassados no final de semana de 18 e 19 de setembro, portanto, três semanas após a reabertura.

Exposição “Chico Bento – 60 Primaveras” na pinacoteca. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Devido ao sucesso, a Unidade de Gestão de Cultura irá ainda prorrogar o período de visitação para 19 de dezembro.

 “Desde 2017, a Pinacoteca vem recebendo diversos investimentos. Sua reserva técnica de cerca de 700 obras foi catalogada e estabilizada. Além das manutenções permanentes, foram refeitas as pinturas e iluminações cênicas, para tornar seus ambientes mais adequados. Consolidou-se também a seleção de exposições a partir de editais, o que traz também transparência para o processo. Essas etapas foram responsáveis pelo crescimento das visitações e agora, na reabertura dos espaços, temos visto esses recordes serem superados. As expectativas são de que, em breve, ultrapassemos também as visitações de 2019 – último ano antes da pandemia -, quando 7.816 pessoas visitaram o local”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

[tdj-leia-tambem]

A Pinacoteca traz as seguintes exposições com entradas gratuitas: “Chico Bento – 60 Primaveras”, que tem curadoria de Jacqueline Mouradian, da Mauricio de Sousa Produções, reproduz a Vila Abobrinha para comemorar os 60 anos do personagem tão querido dos quadrinhos brasileiros. E a “Jundiaí Terra da HQ”, com obras de 28 quadrinistas da região, com a curadoria de Ede Galileu; além de parte do acervo permanente e de quadros do pintor Inos Corradin.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Não é necessário agendamento prévio, com exceção para grupos grandes. São permitidas até 50 pessoas no local, conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus e com controle de acesso na entrada.

Exposição “Chico Bento – 60 Primaveras” na pinacoteca. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)