ugads-entregas-de-marmitas-para-familias-vulneravel-no-balsan-e-fepasa.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí.

A fim de proporcionar segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade, os grupos “Somos Todos Solidários” e “Tempero Amor”, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, realizaram, na noite de terça-feira (28), a entrega de refeições a famílias cadastradas no Programa Criança Feliz.

A ação foi promovida em conjunto com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento (UGADS), que indicou as famílias cadastradas no Programa do município.

Um dos principais objetivos desta primeira entrega é aumentar os atendimentos para que eles não fiquem limitados aos moradores em situação de rua, principalmente da região central, mas também às famílias que estão em vulnerabilidade social, e com crianças em sua composição.

“Conheci a iniciativa através do Criança Feliz. Recebo visitas em casa dos visitadores do programa e ele informaram que iria acontecer a entrega das marmitas. Sou dona de casa, pois preciso cuidar dos meus três filhos, e essas refeições vão nos ajudar bastante”, comenta a moradora do Jardim Fepasa Ana Paula de Moraes. Ela vive com o marido, a sogra e os três filhos, que somam um total de sete pessoas na mesma casa.

[tdj-leia-tambem]

Diante da atual crise econômica  e da alta inflação dos últimos meses, o número de famílias vulneráveis tem aumentado no Brasil. São 125,2 milhões de brasileiros que passaram por algum grau de insegurança familiar em 2021, um aumento de 7,2% desde 2020, e de 60% em comparação com 2018.

As entregas foram realizadas no Centro Comunitário Balsan, localizado no Jardim Tamoio, e na Casa Azul de Assistência Social, no Jardim Fepasa. “O foco da iniciativa são as famílias com filhos pequenos e nosso objetivo é que a ação continue sendo realizada todas as terças-feiras pelos grupos. Buscamos interação com as famílias e apoio, para que a iniciativa seja divulgada nos bairros e chegue a cada vez mais pessoas, não só na região central, mas também em outros bairros”, comenta a gestor da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.

“Ainda estamos entendendo e construindo esse novo modelo, de levar a ação até os bairros e espalhar o atendimento a outros locais que não só a praça da Matriz e o Centro. Percebemos que muitos grupos atuam na região central e que, ao mesmo tempo, ainda existem famílias que precisem de apoio em outras localidades. É uma iniciativa simples, mas que realizamos com muito carinho”, comenta o voluntário Sérgio Luiz Camargo, do grupo Somos Todos Solidários, que providenciou, além das marmitas, um kit de doce e outro com sabonete artesanal para as famílias.

Programa Criança Feliz

O Criança Feliz é um programa do Ministério da Cidadania que visa acompanhar o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde a gestação. As famílias recebem o Auxílio Brasil (crianças até três anos), o Benefício da Prestação Continuada (crianças com deficiência, até seis anos), ou crianças afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção (também até seis anos).

Atualmente, o Programa assiste mais de 500 famílias, a partir dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – Central, Novo Horizonte, Santa Gertrudes, São Camilo, Tamoio e Vista Alegre. A adesão ao programa federal pela Prefeitura de Jundiaí ocorreu em 2017.