
Neste domingo (28), voluntários recolheram garrafas, bitucas de cigarro, sacos plásticos, artigos religiosos, roupas e até uma placa de trânsito na Serra do Japi. A ação faz parte de uma parceria entre a Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Guarda Municipal e Acqualab.
O grupo passou pelas cachoeiras da Macumba e da Curva. A iniciativa faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente e também celebra o Dia da Mata Atlântica (27 de maio), que é o bioma da Serra do Japi. “A proposta foi de remover o lixo que alguns frequentadores do local deixam para trás”, comentou o agente de zoonoses da UGPUMA, Adriano Zonaro. De acordo com ele, no ano passado, durante ação semelhante, a equipe recolheu 600 quilos de lixo, sendo que mais de 120 eram roupas. Deixar lixo na Serra do Japi é crime ambiental, previsto na lei 9605/98.

De acordo com os proprietários da Acqualab, Jonas Alvares Nogueira e Bárbara Alvares Nogueira, a ideia partiu após sugestão dos próprios colaboradores. “Temos um trabalho voltado para o meio ambiente e a iniciativa tem tudo a ver com a empresa.”
A assistente administrativa Glaucia Helena Paulossii destacou que a ideia é conscientizar os funcionários e também os clientes da consultoria ambiental. “É um gesto que merece ser multiplicado.”

Quem participou fez questão de destacar a importância da iniciativa. “Temos o privilégio de ter a Serra do Japi na nossa cidade e precisamos cuidar desse patrimônio”, comentou Beatriz Torrezim Afonso. Assim como ela, Taylline Santos Evangelista também gostou da iniciativa. “Eu não esperava me deparar com tanto lixo. Achei incrível a oportunidade de participar dessa ação. Precisamos cuidar da nossa natureza.”
[tdj-leia-tambem]