
A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha Barão de Jundiahy, realizará uma grande mobilização para o combate e enfrentamento à dengue. A ação acontecerá entre quarta-feira (26) e sexta-feira (28) e contará com a participação ativa dos soldados, que passaram por um treinamento especializado para essa missão.
Na segunda-feira (24), os soldados participaram de um treinamento promovido pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM). Durante essa capacitação, receberam orientações detalhadas sobre o ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti e como identificar seus principais criadouros.
Mobilização abrangerá 30 bairros
A ação contará com mais de 250 pessoas e abrangerá aproximadamente 30 bairros da cidade. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito dentro das próprias residências, já que mais de 80% dos criadouros estão localizados em domicílios.
Atualmente, Jundiaí registra 994 casos confirmados de dengue, o que reforça a necessidade de atenção e colaboração de toda a comunidade.
“A nossa atuação visa conscientizar os moradores para que se unam a nós nessa guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Precisamos olhar para esses números com seriedade e agir para reduzi-los”, destaca a gestora de Promoção da Saúde, Dr.ª Márcia Facci.
Visitas domiciliares e reforço das medidas preventivas
Durante as manhãs da mobilização, as equipes realizarão visitas casa a casa. Os trabalhos contarão com a participação de Agentes de Controle de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e soldados, que atuarão orientando os moradores sobre as medidas preventivas contra a dengue e identificando criadouros do mosquito. Para garantir a segurança da população, todos os profissionais estarão devidamente uniformizados e acompanhados por veículos oficiais.
Além disso, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) reforçará o mutirão com coletas extras de materiais inservíveis, auxiliando na eliminação de potenciais focos do mosquito.
Importância da participação da População
A gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, reforça a importância da mobilização conjunta para combater a proliferação do Aedes aegypti.
“A dengue é uma doença que pode evoluir para formas graves e levar à morte. O número de casos tende a crescer nos meses de abril e maio, período de calor e chuvas, por isso, precisamos reduzir os níveis de infestação do mosquito. O esforço da Prefeitura é intenso, mas sem a colaboração dos moradores, o combate não será eficaz”.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
[tdj-leia-tambem]