
Desde dezembro, Jundiaí (SP) conta com uma nova operadora do Sistema de Parquímetros (Zona Azul), trazendo mais modernidade e praticidade ao estacionamento rotativo na cidade. A iniciativa visa agilizar processos, ampliar as formas de pagamento e aprimorar a fiscalização, proporcionando mais comodidade aos motoristas.
O novo sistema aceita pagamentos via cartão de crédito, débito e Pix, utilizando QR Code para maior agilidade. Além disso, também é possível efetuar o pagamento diretamente pelo aplicativo para smartphones, tornando o processo ainda mais acessível.
Tecnologia avançada na fiscalização
O sistema atualizado inclui novos parquímetros e videomonitoramento online das vagas. A fiscalização passa a contar com três veículos 100% elétricos equipados com câmeras de leitura de placas por OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Essa tecnologia permite integração com plataformas de segurança e identifica veículos com registros de furto.
Segundo Marcelo Roveri, diretor do Departamento de Trânsito, motoristas que ainda possuem créditos no antigo aplicativo poderão utilizá-los até que se esgotem. “O motorista que ainda possui créditos no antigo aplicativo ‘Digipare’ pode continuar usando-o normalmente até a sua utilização total. Em caso de dúvidas ou se o usuário preferir o estorno, basta enviar um e-mail para [email protected]“, esclarece.
Monitoramento em tempo real e otimização do espaço público
A fiscalização inteligente permite o envio de imagens em tempo real de veículos irregulares, que são notificados digitalmente. José Carlos Sacramone, gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), destaca que o novo sistema democratiza o uso do espaço público. “A renovação do sistema de estacionamento rotativo proporcionará mais conforto aos motoristas. Agora, não será mais necessário colocar o ticket no carro, pois o sistema identifica os veículos por meio das placas. Outra mudança significativa é o fim dos avisos de irregularidades impressos. No entanto, o motorista só será autuado após duas verificações pelo georreferenciamento”, explica.
[tdj-leia-tambem]
Horários e penalidades
O Departamento de Trânsito informa que o horário de cobrança do estacionamento rotativo permanece inalterado: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Motoristas que estacionarem sem pagar estarão sujeitos a uma multa de R$ 195,23, além da penalidade de cinco pontos na carteira, classificada como infração grave.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3