
Com o objetivo de aproximar os serviços públicos da população que vive nas áreas rurais da região Sul da cidade, a Prefeitura de Jundiaí realizou mais uma edição do Plantão de Atendimentos Integrados no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM).
A ação é resultado da parceria entre o CRAS Sul (Centro de Referência de Assistência Social), a UBS Vila Maringá e o Centro de Integração da Cidadania (CIC), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. Durante o plantão, os moradores tiveram acesso a diversos serviços sociais e de saúde, incluindo orientações sobre benefícios, programas e atendimentos socioassistenciais.
Atendimento social
Segundo a coordenadora do CRAS Sul, Letícia Losito Monteiro, o objetivo de descentralizar o atendimento é facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
“Desde o início do ano realizamos atendimentos mensais aqui no CREAM, sempre em parceria com a UBS Vila Maringá. Fazemos orientações sobre benefícios, encaminhamentos para inclusão e atualização no CadÚnico, além da oferta de serviços e programas socioassistenciais.”
A chefe de serviços do CIC, Raquel Pereira dos Santos Conchetto, destacou a importância da parceria.
“Oferecemos uma série de serviços voltados à cidadania, como solicitação de certidões de nascimento, agendamentos com a Defensoria Pública, orientações sobre gratuidade de documentos e apoio para marcações de serviços do Poupatempo. Essa ação descentralizada aproxima o poder público das pessoas.”
Saúde
Além dos atendimentos sociais, o Consultório Avançado de Saúde da UBS Vila Maringá também participa da ação com atendimento médico, de enfermagem, agentes comunitários de saúde e, em algumas edições, psicólogos e nutricionistas.
“A proposta é garantir os princípios do SUS que são integralidade, equidade e universalidade. Identificamos que muitos moradores da zona rural tinham dificuldade de chegar à unidade por questões de transporte. Por isso, levamos o atendimento até eles, de forma descentralizada, com equipe multiprofissional e comunicação constante com a comunidade”.
Moradoras do bairro Paiol Velho, Silmara de Fátima Ribeiro e Helena Maria Santander aprovaram a iniciativa. “É muito bom, porque muita gente não tem carro ou tempo para ir até a UBS. Consegui renovar minha receita na hora”.

“A melhor coisa foi trazer o médico para perto da gente. Aferi a pressão e já estou saindo com os medicamentos”.
