
Nesta semana, a Prefeitura de Louveira inicia as obras para instalação de quatro novas bombas de água flutuantes na Represa do Córrego Fetá. A represa fica ao lado do Paço Municipal e a previsão é que as obras sejam concluídas em cerca de 30 dias.
O sistema de bombeamento leva a água diretamente para a Estação de Tratamento de Água (ETA), que é distribuída até as torneiras das casas da cidade. De acordo com a prefeitura, a instalação das novas bombas deverá aumentar o bombeamento de 250 para aproximadamente 400 litros de água por segundo.
Esse aumento prepara a Estação de Tratamento de Água para atender uma demanda referente a aumento populacional prevista até 2035. Os dados são estimativa, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Represa do Córrego Fetá é a primeira de Louveira e foi planejada para se tornar o maior reservatória de água da cidade. O local tem 115 mil metros quadrados de área e capacidade para armazenar 600 milhões de litros de água
No entanto, suas obras ainda não foram concluídas. Por este motivo, a obra ainda não recebeu um nome oficial. Dessa forma, com a construção da represa, Louveira tem a expectativa de ampliar a capacidade de armazenamento de água em 16 vezes. Isso garantiria abastecimento em períodos de estiagem prolongada.
[tdj-leia-tambem]