ciclistas
Foto: Prefeitura de Louveira

O projeto Rotas do Cicloturismo de Louveira foi lançado pela prefeitura do município do último domingo (22), e contempla a criação de cinco rotas para turismo rural compostas por trilhas que podem ser percorridas de bicicleta e que passam por propriedades rurais, áreas de mata, plantações de uva e pontos históricos e de lazer da cidade.

Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que organizou as rotas, estima que Louveira receba cerca de 2 mil visitantes por final de semana que chegam em busca de trilhas ou práticas esportivas relacionadas com as bicicletas. Além disso, há centenas de ciclistas na cidade que costumam percorrer as trilhas por esporte ou para passeios.

As cinco rotas lançadas têm como ponto de partida a Estação Ferroviária, onde há mapas e um Cento de Informações Turísticas para auxiliar os visitantes nos finais de semana. Também foram instaladas placas de sinalização com QR Codes que abrem mapas das rotas a partir da câmera de celular dos ciclistas, mas com o uso de um aplicativo para android e iOS.

Aplicativos para o QR Code

Apple Storehttps://apps.apple.com/br/app/strava-correr-e-pedalar/id426826309

Play Storehttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.strava&hl=pt_PT&gl=US

[tdj-leia-tambem]

No caminho das rotas também estão instaladas placas sinalizadoras especiais, além de estações de manutenção emergencial para as bicicletas, as chamadas bike stations, localizadas nas propriedades rurais situadas ao longo do percurso.

“O projeto das Rotas do Cicloturismo tem o objetivo de contribuir diretamente para a prática da modalidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores, além de atrair mais ciclistas para nossa cidade”, disse o prefeito, Estanislau Steck, que participou de palestras que estavam na programação do evento.