Reunião RMJ
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Prefeitos e representantes das sete cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) participaram, na sexta-feira (14), da última reunião ordinária de 2025 do Conselho de Desenvolvimento da RMJ. O encontro foi realizado na EMEB Mário Faccioli, em Cabreúva, e reuniu lideranças de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Cabreúva.

Durante a reunião, o presidente do Conselho e prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, apresentou um balanço positivo das ações desenvolvidas ao longo do ano, destacando a importância do trabalho conjunto e do apoio do escritório técnico da entidade para o fortalecimento regional.

Balanço de 2025 reforça união entre os municípios

Ao se dirigir às autoridades presentes, Gustavo Martinelli ressaltou os desafios enfrentados e os avanços conquistados pela RMJ ao longo do ano.

“Buscamos trocar experiências e encontrar soluções a problemas comuns na Segurança Pública, Habitação, Meio Ambiente, Mobilidade e Transporte e outros. Nossa RMJ é muito forte e, com trabalho conjunto e suporte do nosso escritório técnico, podemos beneficiar mais pessoas na nossa Região”, afirmou o prefeito.

Segurança pública ganha protagonismo nas discussões

Entre os temas debatidos, a Segurança Pública teve destaque. O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Jundiaí, Dr. Adalberto Ceolin, e o secretário municipal de Segurança, Guilherme Balbino Rigo, apresentaram ações e resultados recentes.

Ceolin chamou atenção para a mudança de percepção da população sobre o tema.
“Até pouco tempo atrás, o assunto segurança era a quarta ou quinta maior preocupação das pessoas, de acordo com pesquisas. Hoje, o tema é um dos mais citados, junto com a saúde”, revelou.

O coordenador do GGIM também propôs a criação de um gabinete técnico de segurança da RMJ, inspirado no modelo já adotado em Jundiaí, com foco na integração regional.

Queda nos índices criminais reforça modelo integrado

Durante a apresentação, Adalberto Ceolin divulgou dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) referentes ao período de janeiro a outubro deste ano em Jundiaí. Os números apontam:

  • Queda de mais de 45% nos roubos de carga
  • Redução de 17,5% nos furtos de veículos
  • Diminuição de 16,6% nos roubos
  • Redução de 15,8% nos roubos de veículos
  • Queda de 13,3% nos furtos

Segundo ele, os resultados refletem decisões discutidas no âmbito do GGIM.

“Algumas iniciativas discutidas nas reuniões do nosso Gabinete contribuíram para esses dados positivos. Por isso, queremos valorizar ainda mais a integração com os municípios da RMJ e compartilhar experiências para que todas as cidades vizinhas possam ser beneficiadas. Daí a importância de termos um gabinete técnico regional de gestão integrada”.

Investimentos em tecnologia e capacitação fortalecem a Guarda Municipal

O secretário Guilherme Rigo destacou o trabalho da Guarda Municipal de Jundiaí e os investimentos realizados pela Administração, especialmente em inteligência, tecnologia de ponta e capacitação dos agentes.

Entre os avanços citados estão o uso de câmeras de reconhecimento facial integradas ao programa Muralha Paulista, do Governo do Estado, além da aquisição de novas viaturas e armamentos.

“Prevenção e integração com as outras forças policiais são outras marcas do nosso trabalho. Cada vez mais precisamos atuar com esse foco, pois só assim vamos obter resultados concretos no combate à criminalidade em toda a RMJ”, disse.

Presenças reforçam apoio do Governo do Estado

A reunião também contou com a participação do Coronel Mauro Filho, da Casa Civil do Governo Paulista, e do subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, José Police Neto.

Anfitriã do encontro, a prefeita de Cabreúva, Noemi Bernardes, destacou o papel do Conselho no fortalecimento regional.

“Encontros como esse fazem as cidades que as promovem se sentirem pertencentes. Sejam todos muito bem-vindos”, afirmou.