
A Prefeitura de Várzea Paulista abriu um abrigo emergencial para pessoas em situação de rua durante o inverno. O abrigo, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a organização SOS Cristão, oferece acolhimento desde o dia 16 de junho. O espaço fica no SOS Cristão, localizado na Rua Francisco Esteves Garcia, 762 – Jardim Bahia.
O acolhimento é direcionado a pessoas com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, e famílias com filhos crianças ou adolescentes. O local possui quartos adaptados para pessoas com deficiência e oferece café da manhã, jantar e kit de higiene pessoal. Animais de estimação também são bem-vindos.

Como encaminhar pessoas ao abrigo emergencial de Várzea Paulista
O abrigo funciona das 17h às 19h para entrada e reabre às 7h da manhã do dia seguinte. A equipe do SEAS (Serviço Especializado de Assistência Social) da Prefeitura de Várzea Paulista realiza busca ativa em locais com incidência de moradores em situação de rua para apresentar o serviço e oferecer transporte.

A comunidade também pode ajudar a encaminhar pessoas para o abrigo. Basta entrar em contato com a Prefeitura por um dos seguintes canais:
- GCM (Guarda Civil Municipal): 153 (funciona 24 horas)
- SOS: (11) 99418-9608 (funciona 24 horas)
- CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social): (11) 4606-0437 (atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h)
O SOS Cristão já oferece acolhimento permanente para pessoas em situação de rua de 18 a 59 anos. “A gente sabe que existem pessoas que são mais resistentes e que não querem ficar no abrigo permanente”, explica o gestor municipal de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista, Leandro Marques. “Com o frio do inverno, ampliamos a parceria com o SOS para que ninguém precise dormir na rua e passar frio.”

O presidente do SOS, Amaury Ricardo Piccolo, destaca a importância da parceria e o compromisso da organização em oferecer o melhor serviço possível. “Essa parceria já vem sendo realizada há alguns anos, e o SOS se dedica para oferecer o melhor serviço a essa população tão necessitada nesse período de noites frias.”
[tdj-leia-tambem]