Diretor Executivo do Meio Ambiente plantando muda com crianças e prefeito Professor Rodolfo
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A Unidade Gestora de Meio Ambiente, em conjunto com alunos do 2° ano da Cemeb Anísio Teixeira, realizou o plantio de 400 novas mudas de espécies brasileiras, nesta quinta-feira (23) no Parque Chico Mendes em Várzea Paulista.

O projeto visa recuperar a fauna e flora através do plantio de árvores nativas, além de promover a educação ambiental para as crianças. Neste ano, já foram plantadas 1.200 árvores nativas no município.

“Já foram plantadas mais de 4.000 árvores ao longo desse projeto. O verde representa vida, por isso, a iniciativa busca conscientizar sobre como cuidar do verde e da nossa floresta, e nada melhor, do que envolver nossas crianças nisso”, exsplicou o Prefeito de Várzea Paulista, Professor Rodolfo.

Projeto promove educação ambiental para as crianças. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

O gestor da Unidade de Meio Ambiente, Peterson Avila, ressaltou que o projeto, além de recuperar o bioma nativo, incentiva a educação ambiental para as crianças. “Não podemos esquecer que a ação de hoje também tem a parte de educação ambiental, já que trouxemos para as crianças o conhecimento sobre as árvores, para que elas queiram cuidar dessa área e tenham amor pelo meio ambiente”

Já o gestor Executivo de Meio Ambiente, João Lima, instruiu sobre o plantio das árvores para as crianças, que ficaram alegres e focadas. “Dentro do projeto de revitalização, que já está em andamento há seis anos, o Parque Chico Mendes é um dos pontos principais. Essa área foi muito degradada, por isso buscamos recuperar a mata, com corredores ecológicos, dando meios para a fauna sobreviver”, finalizou o gestor.

Educação Ambiental

O vereador Giba Moraes, que auxiliou os estudantes nos plantios, destacou a importância da educação ambiental para as crianças.“Eu vejo que é necessário a promoção da educação ambiental, ensinando as crianças nessa faixa etária, porque desta forma elas criam consciência de que se cada um fizer sua parte, e quebrar o paradigma de que a árvore faz sujeira, teremos uma natureza mais bonita e revitalizada”, finalizou Giba. 

Os 22 alunos que estiveram presentes na ação são do segundo ano escolar, com uma média de sete a oito anos, da Cemeb Anísio Teixeira de Várzea Paulista. 

Somente neste ano foram plantadas cerca de 1.200 árvores nativas. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

O Diretor da Cemeb, Fabiano Falasco destacou a importância destes tipos de atividades e metodologia para crianças desta faixa-etária. ‘Esse tipo de atividade é maravilhosa, é o que a BNCC chama de ação duradoura, onde eles podem aprendem na prática, já que muito se fala de meio ambiente, mas colocar a mão na massa é outra coisa, por meio dessa ação a vida deles fica marcada para sempre’, relatou o diretor.

Aparecida Dias, de 57 anos, é moradora do bairro há 30 anos e viu ao longo dos anos a degradação do Parque. “É uma alegria imensa ver o local ser revitalizado, acho muito legal, porque a natureza é tanto pra gente, quanto pros animais”, finalizou ela. 

Confira a lista das espécies plantadas:

  • Pau ferro; Sibipiruna; Dedaleiro; Araçá; Angico; Coração de negro; Lobeira; Castanha do Maranhão; Paineira; Pitanga; Inga; Oiti; Palmeira Jeriva; Sangra d’água; Jatobá; Urucum; Pau formiga; Amendoim do campo; Capororoca; Babosa branca; Aroeira pimenteira; Pau dalho; Pau viola; Sete capotes; Cedro rosa; Algodoiero; Canudo de pito; Ipê branco; Embauba; Figueira branca; Amora brava; Gabiroba; Tambori; e Pau jacaré.

[tdj-leia-tambem]