
Nesta segunda-feira (2), a Unidade Gestora de Meio Ambiente de Várzea Paulista soltou animais silvestres na Serra do Mursa. Os animais – dois gambás, uma coruja do mato e um lagarto teiú – estavam em locais de risco e áreas inadequadas antes de voltar ao habitat natural.


De acordo com a Prefeitura de Várzea Paulista, os animais foram, a princípio, para a associação Mata Ciliar. Lá, receberam cuidados e tratamentos necessários.
“É de extrema importância esse trabalho de recuperação, cuidado e readaptação de animais silvestres, para que possamos proteger e conservar a fauna silvestre do nosso município. É importante a conscientização da população para que não machuque e não ameace os animais”, disse o gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso.



A população pode ajudar
No caso de encontrar um animal silvestre em um local inadequado ou machucado, a população pode entrar em contato com a Unidade Gestora de Meio Ambiente ou com a Guarda Civil Ambiental. Assim, as autoridades realizarão a captura e o transporte adequado deste animal, os cuidados necessários e uma possível inserção ao seu habitat natural.
- Unidade Gestora de Meio Ambiente: Telefone (11) 4606-8666; e-mail [email protected].
- Guarda Civil Ambiental: Telefones 153 ou 0800 008 11.
[tdj-leia-tambem]