
Nascida em 1907, a mineira Ermínia Lopes dos Santos, de 113 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid19 em Várzea Paulista. Moradora na cidade desde 1975, ela teve a visita da equipe médica da Prefeitura em casa, por conta da dificuldade em se locomover.
Mãe de quatro filhos, a idosa surpreendeu até a equipe médica que a vacinou. “Eu estava muito preocupada. Chegava uma pessoa aqui e eu tinha que pedir para lavar as mãos e entrar com máscara para que não passasse vírus nenhum. Fiquei mais tranquila, pelo menos a primeira já foi, graças a Deus”, explicou a filha Maria Gouveia dos Anjos, em entrevista à TV Tem.
[tdj-leia-tambem]
O filho mais velho dela, que tem 79 anos, comemorou. “Foi um prazer e uma alegria muito grande para a gente quando ela vacinou”, disse Sinval Gouveia dos Anjos.
Números
Até sexta (19), segundo a Prefeitura de Várzea Paulista, 2.347 pessoas já foram imunizadas – entre idosos e profissionais da saúde. “No momento não há um posicionamento do Governo Estadual sobre o envio de novas doses ou a abertura de agendamento para um novo grupo de pessoas”, explicou, em nota.
O estoque do município, aproximadamente 10% do total recebido, será destinado amanhã para a segunda dose dos profissionais de saúde, idosos em instituição de longa permanência e albergues assistenciais.