
No dia 9 de setembro, o Tribuna de Jundiaí contou a história da pernambucana Francisca Alves, de 44 anos, que faz pães com apenas um braço para sustentar a família. A reportagem repercutiu e chegou até o programa do Balanço Geral exibido na última sexta-feira (21).
Há 16 anos, Francisca sofreu um acidente em um ônibus clandestino quando estava indo até a casa da sua mãe em Pernambuco. Ela estava acompanhada de dois filhos no momento da colisão. Já no hospital, Francisca soube que perdeu o filho mais novo, de apenas 1 ano, e o braço.
“Eu não pensei no meu braço, pensei apenas nos meus filhos Paulo Henrique e Alan. Não pensei em mim e no que estava acontecendo”, recorda.
Após receber alta, Francisca teve que reaprender tudo novamente. Não foi diferente com uma de suas paixões: cozinhar.
Ela começou a fazer rosquinhas e pães para vender na vizinhança. E quando questionada sobre as dificuldades Francisca diz: “se você não tiver força de vontade, você não faz”.
Apesar de todas dificuldades do dia a dia, a moradora de Várzea Paulista garante que tem disposição de sobra. Além de seus quitutes, ela modela sobrancelha, faz artesanatos e ainda curta de uma horta sozinha. “Faço tudo que tenho vontade e não paro de superar meus limites”, finaliza.
Assista a reportagem completa a seguir: