
Há 15 anos facilitando o processo educacional por meio da música, o projeto Brasil de Tuhu está comemorando o acontecimento ao lado dos alunos das CEMEBs de Várzea Paulista. Nesta terça-feira (17), os músicos do projeto marcaram presença na CEMEB Prefeito João Aprilantti e hoje (18) na CEMEB Manoel Caetano de Almeida.
A iniciativa, que utiliza a interação musical para promover o acesso à cultura com base no Guia Prático do maestro, Heitor Villa-Lobos, proporcionou aos alunos uma experiência rítmica com cascas de coco seco, chocalhos e estacas. As canções também foram acompanhadas ao som das palmas das mãos dos pequenos, que agitaram o clima da atividade do início ao fim.
O repertório, composto com canções e cantigas populares, foi tocado pelo quarteto de cordas liderado pela diretora pedagógica do projeto Brasil de Tuhu e violinista, Carla Rincón. “É uma imensa alegria manter um projeto há 15 anos com apoio de políticas de Estado. Como sempre, a música brasileira se mantém forte e aqui nós apresentamos a obra de Heitor Villa-Lobos, que além de músico também era educador”, argumentou Rincón.
Contando com o apoio da parceria entre a Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista e a empresa Elekeiroz, o Brasil de Tuhu ainda fará apresentações nas CEMEBs João Batista Nalini, Prof. Oswaldo C. Pires e Palmyra A. D’Almeida Rinaldi, na quinta-feira (19).
Música na sala de aula

Na avaliação da diretora da CEMEB Prefeito João Aprilantti, Patricie Veraldi, o contato com a música promovido pelo Brasil de Tuhu torna a dinâmica educacional ainda mais atrativa. “É cultura, conhecimento e educação. Música é tudo isso. Através dela é possível trabalhar as mais diversas habilidades das crianças”.
A coordenadora de Atração e Desenvolvimento da Elekeiroz, Claudia Cristina Schledorn, destacou a importância de apoiar iniciativas que promovem educação e cultura. “O apoio ao projeto Brasil de Tuhu está alinhado às premissas de atuação social da Elekeiroz, sendo que uma delas é a valorização da comunidade nas áreas vizinhas. Buscamos iniciativas que gerem um legado para a localidade e que reafirmem a preocupação da empresa com as pessoas. Priorizamos ações com foco em crianças e jovens, que fomentem a educação, cultura e esporte, sempre com um olhar inclusivo e sustentável”, disse a coordenadora.
Educação e música
Além das apresentações nas escolas públicas de ensino básico, o Brasil de Tuhu também oferece o programa de Vivência Musical Continuada, um ciclo formativo que consiste em uma série de oficinas que visam empoderar educadores para criação e desenvolvimento de práticas musicais no ambiente escolar.
Musicalizar o Brasil
Realizado desde 2009, Brasil de Tuhu é um programa multiplataforma que atua pela ampliação da educação musical no Brasil, desenvolvendo ações presenciais e online tanto para crianças como para educadores. Todas as ações são inspiradas no Guia Prático de Heitor Villa Lobos, maestro e grande entusiasta da educação musical que na década de 30 percorreu o país documentando cantigas populares para que as mesmas servissem de ferramenta para a musicalização de crianças em escolas públicas do país.
O programa já percorreu mais de 338 escolas públicas de 13 estados brasileiros, realizando concertos didáticos, oferecendo recursos e conteúdo para atividades em sala de aula para mais de 67 mil crianças. Além disso, já capacitou mais de 1.300 professores e educadores com a realização da Vivência Musical, acumula mais 1,9 milhão de visualizações no YouTube, onde são disponibilizadas Videoaulas (parte delas com recursos de acessibilidade), o CD Brasil de Tuhu Vol.1, as séries de Desenho Animado e “Brincando de Música com Tuhu”. Há ainda o Gibi ‘O Brasil de Tuhu’, Guias Didáticos, Revista Tuhu, a Rádio Tuhu com podcasts e Mapeamento nacional com um compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira.
Composto por 11 diferentes ações, o Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura em parceria com Carla Rincón e é patrocinado pela Elekeiroz através da Lei de Incentivo à Cultura – LIC, do Ministério da Cultura.
Para saber mais, acesse: www.brasildetuhu.com.br