Câmara de Várzea Paulista entrega Moção de Apelo para reforço no abastecimento de água

Os vereadores da Câmara de Várzea Paulista protocolaram, na manhã desta quinta-feira (16), uma Moção de Apelo, ao Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Marcos Penido, solicitando a implantação do sistema de reforço de adução de água bruta – Adutora Paiva Castro.

A Moção, de autoria do vereador Chico Spinucci e demais vereadores, foi aprovada durante sessão realizada na última terça-feira (14). A celeridade do processo se deve ao caráter de emergência instalado após anúncio na última semana do rodízio de água em Várzea Paulista e também em Campo Limpo Paulista.

A implantação desse sistema visa suprir a demanda da cidade, que possui uma população de mais de 125.000 habitantes, distribuídos em uma área de apenas 35 Km². Várzea Paulista é o 9º menor município brasileiro e tem uma densidade demográfica de mais de 3.500 habitantes por Km².

[tdj-leia-tambem]

A cidade que já tem limitações de recursos naturais para o abastecimento da população, atravessa uma crise hídrica, a qual demandou a implantação de um sistema de rodízio para fornecimento de água. A solicitação leva em conta também as previsões de longos períodos de estiagem para todas as áreas do município.

A crise hídrica e a preservação do meio ambiente são temas recorrentes nas sessões parlamentares. Na busca de soluções, a médio e longo prazo e não apenas paliativas, os vereadores têm se mobilizado em uma série de ações.

Além da entrega da Moção, os vereadores Chico Spinucci (PSDB), Elton Vargas (Podemos), Adrianin do Varejão (PSB) Alex Godoi (PSB), Robertinho (PSB) e Giba Moraes (MDB), reuniram-se no período da tarde com gestores da Companhia de Abastecimento e Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) para discutir a crise hídrica, o rodízio no abastecimento e possíveis medidas que atendam as demandas da cidade.