
No sábado (29), a chefe de Políticas Públicas para as Mulheres de Várzea Paulista, Patrícia Felix representou a cidade no prêmio Ruth de Souza. A premiação é concedida pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN). O evento premia personalidades femininas que se destacaram na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo.
Patrícia foi uma das 10 mulheres homenageadas, que deixaram sua marca na educação, assistência social, comunidades carentes, política, no enfrentamento ao racismo e no crescimento da consciência negra no estado de São Paulo.
“Eu não tinha noção da minha história, de como somos valiosos, não viemos só da escravidão. Me sinto potente e valorizada”, destacou Patrícia. A servidora já atua há dois anos em atividades do movimento afro junto ao Governo do Estado e municípios da região. “Que todo esse trabalho venha abrir portas para o empreendedorismo das mulheres negras na cidade”, completou.

Participaram da premiação o Secretário-executivo estadual de Justiça e Cidadania, Raul Christiano Sanchez, que representou o Secretário de Justiça, Fábio Prieto; o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas; o presidente do CPDCN, Gil Marcos dos Santos; o coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira; entre outras autoridades.
O evento aconteceu no Teatro Ruth de Souza, interior do Museu Afro-Brasil, no Parque do Ibirapuera. A premiação fez parte do encerramento das comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.
Dia Municipal da Mulher Negra em Várzea Paulista
Entre as ações realizadas em Várzea Paulista, Patrícia Felix destaca a criação da Lei nº 30/2023, pela Câmara Municipal. Essa lei institui o Dia Municipal da Mulher Negra, celebrado no dia 25 de julho, no Calendário Oficial de eventos da cidade.
“A Câmara Municipal é uma grande parceira em nossa luta de promoção da igualdade. Só tenho a agradecer ao presidente Dr. Eliseu Notário, que se envolveu em nossa causa e colaborou grandemente para a criação da data em nossa cidade”, disse.
[tdj-leia-tambem]