
O fogo que atingiu a Serra do Mursa nesta segunda-feira (14) finalmente foi controlado depois de mais de dois dias de trabalho. Os bombeiros voluntários e a Defesa Civil informarão que continuarão no local para monitorar as áreas da Serra.
Mais de 2 milhões de metros quadrados foram destruídos pelo incêndio. De acordo com informações da Defesa Civil, o espaço devastado pelas chamas é o equivalente a 280 campos de futebol.
A Serra do Mursa, que é um ambiente de preservação em Várzea Paulista, é habitat de de diversas espécies de animais. Além de perderem a casa, muitos deles acabaram morrendo por causa do fogo e da fumaça.
Durante o combate às chamas, a maior preocupação demostrada pelos bombeiros era o perigo do vento forte levar o fogo para mais longe. Neste caso, os impactos do incêndio seriam bem maiores.
Logo depois, na quarta-feira (16), aconteceu mais uma queimada na região. No Jardim Bertioga, em Várzea Paulista, próximo da Serra, uma pastagem pegou fogo e assustou os moradores. O Corpo de Bombeiros foi chamado para a ocorrência, mas toda a corporação estava em outros atendimentos de queimada. Por esse motivo, os próprios moradores se reuniram e apagaram as chamas, usando mangueiras e baldes.
Segundo os bombeiros, muitos chamados para combate a queimadas foram abertos e estavam sendo atendidos de acordo com a ordem da “fila de espera”. Não há informações sobre como o incêndio no Jardim Bertioga começou, se foi acidental ou criminoso.
Informações são do G1.