
Na última sexta-feira (11), uma operação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) abordou 315 motoristas em Várzea Paulista, com foco na fiscalização contra a mistura de álcool e direção. A ação, realizada na Avenida Bertioga com apoio da Polícia Militar, resultou em três recusas ao teste do bafômetro.
A iniciativa integra a política de “tolerância zero” adotada pelo Detran-SP e visa reduzir os sinistros de trânsito provocados pelo consumo de bebida alcoólica ao volante. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto dirigir sob efeito de álcool quanto recusar o teste do bafômetro são infrações gravíssimas, sujeitas às mesmas penalidades.
Penalidades severas para quem desrespeita a Lei Seca
Conforme os artigos 165 e 165-A do CTB, o condutor que se recusa a soprar o bafômetro ou apresenta índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, está sujeito à multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência em até 12 meses, o valor dobra: R$ 5.869,40.
Já quem apresenta índice a partir de 0,34 mg/l no etilômetro comete crime de trânsito. Além da penalidade administrativa e multa, o motorista é conduzido ao distrito policial e pode ser condenado a pena de reclusão de seis meses a três anos.
Nos casos mais graves, quando há reincidência durante o período de suspensão da CNH, o infrator poderá ter o direito de dirigir cassado. Isso implica em reiniciar todo o processo de habilitação após um período de dois anos.
Operação estadual mobilizou 30 municípios
Além de Várzea Paulista, a operação de alcoolemia do Detran-SP foi realizada simultaneamente em outras 29 cidades do Estado, incluindo São Paulo, Ribeirão Preto, Sorocaba e Guarulhos. Ao todo, foram fiscalizados 21.596 veículos.
A força-tarefa resultou em 467 infrações, sendo:
- 451 recusas ao teste do bafômetro,
- 14 autuações por direção sob efeito de álcool,
- 2 flagrantes de crime de trânsito.
Detran-SP: compromisso com a segurança viária
O Detran-SP é o maior órgão executivo de trânsito do país, responsável por 28% da frota nacional. Atualmente, administra mais de 35 milhões de veículos e 25 milhões de condutores em todo o Estado de São Paulo.
Com foco na modernização e na digitalização, o órgão já oferece 76 dos seus 109 serviços em formato 100% digital, facilitando o acesso dos cidadãos e promovendo um trânsito mais seguro, eficiente e consciente.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]