Resultado do Ideb 2020. (Foto: Agência Brasil)
Resultado do Ideb 2020. (Foto: Agência Brasil)

A educação municipal de Várzea Paulista conseguiu nota 6,8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos primeiros anos do Ensino Fundamental, divulgada na quinta-feira (17) pelo MEC (Ministério da Educação), órgão federal que faz a avaliação.

O resultado foi superior ao último índice (6,5, em setembro de 2017), passou a média nacional, que é 5,7 (considera as redes municipal, estadual, federal e privada), e superou a meta projetada pelo MEC para o Município: 6,4.

Segundo a gestora municipal de Educação, Magali Souza, a nota representa o compromisso da Prefeitura com a formação dos estudantes e mostra o avanço na qualidade da educação por meio do trabalho em rede que envolve a Unidade Gestora, gestores e funcionários de vários setores das escolas, em especial os professores, e o empenho de cada aluno.

“Com bons resultados, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. Isso tudo só é possível pelo fato da Educação de Várzea Paulista possuir estratégias efetivas que favorecem o sucesso dos índices educacionais”, declara Magali.

Sobre o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador de qualidade da educação brasileira que tem por objetivo mensurar o fluxo escolar (taxa de aprovação, reprovação e abandono) e as notas de aprendizado dos alunos na Prova Brasil. A avaliação é muito importante para nortear um trabalho eficaz, pois a partir dele as redes de ensino elaboram e implementam políticas públicas educacionais.

Municípios que avançam em seus resultados apresentam ações assertivas em suas redes municipais, como: formação continuada dos professores, sistema de avaliação municipal para monitorar a aprendizagem dos alunos, e acompanhamento da frequência escolar.

[tdj-leia-tambem]