
Neste sábado (27), primeiro dia das operações de fiscalização com uso de drones em Várzea Paulista, a Unidade Gestora de Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal flagraram duas festas clandestinas em chácaras na região do Gauchinha.
De acordo com a prefeitura da cidade, os proprietários das chácaras receberam orientação e finalizaram os eventos. O Gestor Executivo de Segurança Pública, Dr. Ricardo Rodrigues, explica que a conscientização é o primeiro passo.
“Em caso de reincidência, os responsáveis por promover aglomerações poderão ser autuados pelo artigo 268 do código penal, podendo serem presos em flagrante. Mas não tivemos problemas, os proprietários entenderam e respeitaram a ordem”, comentou.
Tecnologia na operação
O uso do drone é uma ferramenta com uso importante nas fiscalizações contra aglomerações neste período de pandemia da Covid19. “Com o drone podemos visualizar e registrar concentração de pessoas e com isso ter o subsídio necessário para autuar os responsáveis, se necessário. A tecnologia amplia nossa visão e nossa capacidade de fiscalização”, complementa Rodrigues.
O gestor também explica que as operações vão continuar na cidade, principalmente nos feriados da semana santa. Para isso, os agentes contam com a colaboração e consciência dos munícipes. “As festas podem esperar até tudo isso passar”, completa.
Dados da Unidade de Combate ao Coronavírus, com informações de pacientes atendidos, mostram que o maior índice de contaminações ocorrem em festas, reuniões e churrascos em família e amigos.