
O segundo dia do Encontro Nacional da Urban95, realizado em Fortaleza (CE), tem sido marcado por importantes aprendizados e conexões entre representantes de 64 municípios brasileiros. Entre os participantes, apenas cinco cidades são do estado de São Paulo: Várzea Paulista, Jundiaí, Jarinu, Morungaba e Campinas.
O objetivo central do encontro é promover políticas públicas que coloquem a primeira infância no centro do planejamento urbano.
Várzea Paulista aposta no desenvolvimento com foco nas crianças
Para o prefeito Professor Rodolfo Braga, integrar a rede Urban95 representa um avanço decisivo para a cidade.
“Para Várzea Paulista fazer parte da Urban95 é um passo extremamente importante para o desenvolvimento da cidade, porque une conceitos de valorização dos aspectos humanos, de cuidado e respeito às crianças e aos cidadãos, mas, também, prepara a cidade para novos projetos. Quem constrói um município pensando no bem-estar infantil, constrói uma cidade preparada para atender e acolher a todos. Várzea Paulista defende essa ideia e postura, por isso estamos aqui, para construir algo grande e definitivo para as futuras gerações varzina”, afirmou.
Troca de experiências inspira soluções viáveis
A articuladora municipal da primeira infância, Jaqueline Sousa, também participa do encontro e destacou o valor das atividades em andamento: “Está sendo extremamente enriquecedor. Estamos fazendo oficinas de trocas entre as cidades que já priorizam as crianças em suas políticas. Ouvimos as experiências e discutimos, em grupos, como seria possível escalar em nossas cidades”, destaca.
Jaqueline reforça que nem sempre são necessários grandes investimentos financeiros para transformar a realidade local.
“Isso serve para abrir nossa mente e nosso olhar para encontrar, muitas vezes, ações que já temos em nossa cidade — só precisamos conectar elas. Não necessariamente precisamos de investimento financeiro; muitas vezes é apenas direcionar as ações. Fortaleza, por exemplo, é uma cidade imensa, com mais de 2 milhões de habitantes, que implementa projetos incríveis com o apoio técnico da Urban95 e dos parceiros, contando com o envolvimento do prefeito e da primeira-dama na liderança. E aqui eu tenho visto cidades de 3 mil habitantes que estão fazendo coisas super bacanas. É possível fazer.”, afirma Jaqueline.
Urban95: cidades pensadas para os pequenos
A iniciativa Urban95, criada pela Fundação Bernard van Leer, estimula gestores públicos a planejarem cidades sob a perspectiva das crianças de até 95 cm — altura média de uma criança de 3 anos. O programa apoia ações que melhorem o desenvolvimento infantil, a mobilidade urbana, o acesso a espaços públicos de qualidade e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4