Mais de 600 profissionais da educação participaram da palestra da Escola do Futuro da USP. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista
Mais de 600 profissionais da educação participaram da palestra da Escola do Futuro da USP. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Educação, segue com a parceria firmada no começo deste ano com a USP (Universidade de São Paulo), promovendo formações que unem educação com tecnologia.

Nesta quarta-feira (9), mais de 600 profissionais da educação, incluindo gestores, vice-diretores, coordenadores, coordenadores técnicos, AEE (Atendimento Educacional Especializado), EJA (Educação de Jovens e Adultos), professores polivalentes e professores específicos, alocados na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Ensino Fundamental (Anos 1 ao 5) da rede municipal, participaram de uma palestra que faz parte do módulo criatividade.

A formação tinha como tema “Metodologias criativas para uma aprendizagem plena” e busca apresentar diferentes formas de aprendizagem dentro das escolas, trazendo em suas metodologias, estratégias diferenciadas e trabalho em grupo, sendo sua principal aliada a tecnologia, melhorando significativamente a aprendizagem dos estudantes.

A importância da educação tecnológica

A palestra foi conduzida pelo doutor em Ciências da Comunicação, José Moran. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

O palestrante José Moran trabalha na área de educação há mais de 50 anos, é graduado em filosofia e mestre e doutor em ciências da comunicação. Ele explicou que o objetivo da formação é ensinar aos professores diferentes metodologias dentro da sala de aula para que possam ensinar a cada aluno de maneira personalizada, respeitando as particularidades de cada indivíduo. “Eles conseguem unir os recursos das tecnologias com a educação de uma maneira ativa e criativa, auxiliando cada aluno de maneira particular e individual”, declarou o palestrante.

Segundo a gestora de Educação, Magali Souza, a união entre educação e tecnologia traz consigo maneiras de desafiar os estudantes, fazendo com que o aluno se identifique com as atividades propostas, pois o ambiente escolar fica cada vez mais atrativo.

Além de Moran, a facilitadora da USP e coordenadora de formação, Karen Gimenes também estava presente para auxiliar os educadores que assistiam à palestra. Estiveram presentes no local a diretora pedagógica Glauce Rocco Parazzi, os coordenadores técnicos Fabiano Montovani, Filipe Bianchin, Fabíola Heg de Oliveira, Elen Fernandes de Matos Fonseca, Marina Melo, Rute de Paula Ramos e Carla Santos.