Pessoas observam diferentes espécies de orquídeas na exposição da Festa das Orquídeas de Várzea Paulista 2025.
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A 18ª Festa das Orquídeas de Várzea Paulista encerrou sua programação neste domingo (21) com números históricos: mais de 32 mil pessoas prestigiaram o evento nos três dias, superando a expectativa dos organizadores. Além de impulsionar o turismo e a cultura local, a festa arrecadou cerca de 1 tonelada de alimentos não perecíveis, destinada ao Fundo Social de Solidariedade para famílias em situação de vulnerabilidade.

Aprovação recorde do público

Tradição cultural de Várzea Paulista cresce com Festa das Orquídeas (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Segundo levantamento da Ouvidoria Municipal, 96% dos mais de 400 entrevistados afirmaram que recomendariam a festa. A exposição de flores foi o principal atrativo (46,4%), seguida pela venda de orquídeas (26,2%) e pela praça de alimentação (13,8%).

A maioria avaliou o evento com nota 8 ou mais, e 11,1% classificaram como “perfeito”. O público foi majoritariamente local (81,3%), mas visitantes de cidades vizinhas representaram 18,7%, evidenciando o alcance regional.

Entre as sugestões de melhorias para as próximas edições, apareceram a ampliação do estacionamento, melhor organização do trânsito, mais opções gastronômicas, diversidade musical e áreas de sombra.

Cenário holandês encantou visitantes

Com o tema Ventos de Holanda, a decoração trouxe elementos inspirados em Holambra, a “Cidade das Flores do Brasil”. Moinhos de vento, painéis sobre Van Gogh, espelhos d’água e o corredor de guarda-chuvas encantaram o público.

“Todos os elementos que contam os ícones de Holambra foram estilizados e feitos exclusivamente para a Festa das Orquídeas de Várzea Paulista”, explicou Jota Moreira, coordenador da cenografia.

Cenário inspirado em Holambra foi atração especial da festa (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Público celebra estrutura e atrações

A festa também conquistou pela estrutura e clima familiar. “A festa estava maravilhosa, muito bem organizada, com uma praça de alimentação cheia de opções deliciosas”, elogiou a moradora Érica Souza.

Já Gabriela Silva destacou o ambiente inclusivo: “Gostei muito da área kids, perfeita para quem tem crianças. Além disso, os shows estavam ótimos e animaram ainda mais o público”.

Programação diversificada

O evento contou com entrada gratuita, mais de 350 espécies de orquídeas cultivadas em diferentes cidades e shows de destaque, como Exalta, Katinguelê e a escola de samba Rosas de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo.

Shows, como da Rosas de Ouro, e exposição de orquídeas encantaram milhares de visitantes (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Autoridades destacam identidade cultural

“O que vimos nesses três dias é a cara de Várzea Paulista: acolhedora, criativa e cheia de vida”, afirmou o prefeito Rodolfo Braga. O vice-prefeito João Paulo de Souza reforçou: “Assim como as orquídeas, a nossa cidade floresce com cuidado, dedicação e muito amor”.

Já o gestor de Cultura e Turismo, William Paixão, destacou: “A festa mostra que estamos no caminho certo para consolidar Várzea como referência regional em cultura e turismo”.

[tdj-leia-tambem]

Turismo como estratégia de desenvolvimento

Durante o evento, foi lançada a Rota Turística das Orquídeas, com identidade visual e planejamento para consolidar o turismo como eixo de desenvolvimento, fortalecendo a economia criativa, a cultura e a imagem da cidade.

Concurso de orquídeas

O tradicional concurso premiou as melhores plantas:

  • Primeiro lugar: Coelogyne tomentosa – Marta Janete (Associação de Leme)
  • Segundo lugar: Cattleya intermedia – Natalia D’Andrea Calore (Associação de Várzea Paulista)
  • Terceiro lugar: Cattleya granulosa – Ricardo (Associação de Valinhos)

Nas categorias específicas, os vencedores foram:

  • Melhor híbrida: Epidendrum Rose Valley – Natalia D’Andrea Calore
  • Planta mais exótica: Dendrobium faciferum – Elvira Pavone
  • Melhor micro: Trizeuxis falcata – Fernando Lima dos Reis
  • Melhor espécie: Guarianthe skinneri – Marcos e Vera Speglich

Na votação popular, a vencedora foi a Cattleya intermédia Aquini orlata, do Orquidário de Várzea Paulista.

“Ficamos surpresos e muito felizes. É uma planta especial, que cultivamos há vários anos”, disse a orquidófila Natália Calore.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4