
Na manhã de quarta-feira (3), a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora Municipal de Educação, em parceria com o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria), realizou a primeira formatura do programa de robótica educacional. A iniciativa, implantada em abril, atende alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de cinco escolas municipais.
A estreia das cerimônias aconteceu no Cemeb Prefeito João Aprillanti, no bairro Santa Terezinha. Os estudantes receberam certificados e encantaram pais e convidados ao expor os projetos desenvolvidos ao longo do semestre.
Projetos além dos robôs
Entre as criações apresentadas, jogos de tabuleiro com dados eletrônicos mostraram a aplicação prática da tecnologia, aliada à lógica e à estratégia. A orientadora de Educação Digital do Sesi-SP, Luana Durante Oliveira, destacou que o objetivo das aulas foi ampliar a visão das crianças sobre a robótica no dia a dia.
“A intenção era fazer eles pensarem em como usar esses conhecimentos no dia a dia deles, relacionados a todos os aspectos. Tanto foi assim que, nas 16 turmas, nenhuma fez robô, o que achei muito interessante”, explicou. Segundo ela, os projetos envolveram música, futebol e outras áreas de interesse dos alunos, sempre utilizando a placa eletrônica micro:bit.
Cinco escolas participantes
Além do João Aprillanti, participam do programa os Cemebs Manoel Carlos de Almeida (Residencial Alexandria), Professor João Batista Nalini (Jardim Buriti), Professor Oswaldo Camargo Pires (Vila Tupi) e Anísio Teixeira (Jardim América II).
As formaturas seguem até 12 de setembro. No segundo semestre, as aulas serão direcionadas aos estudantes do 5º ano dessas mesmas escolas.
Incentivo ao futuro
A diretora do João Aprillanti, Patricie Veraldi, reforçou o impacto positivo da iniciativa na vida dos alunos. “Para a maioria de vocês será o primeiro de muitos que virão. Que esse certificado sirva como um incentivo na trajetória da vida de vocês!”, declarou.
Representando a gestora municipal de Educação, Magali de Souza, a diretora de Ensino, Tania Cristina de Godoy Gonçalves, agradeceu ao Sesi e aos profissionais da Prefeitura pela parceria e lembrou da importância do aprendizado.
“Com certeza, teremos grandes profissionais que estão saindo daqui com essa semente que a professora Luana tão bem plantou. De uma forma muito lúdica e especial, ela ministrou as aulas e as crianças gostaram muito”, disse.
Ela também compartilhou uma experiência pessoal. “Hoje tenho um filho com 19 anos, que fez robótica na infância, e hoje ele faz faculdade da área de TI e é apaixonado. E essa paixão começou na faixa etária de vocês. Então, isso ajuda muito e vai ajudá-los no futuro. Portanto, somos muito gratos ao Sesi-SP pela parceria”.
Encerrando a cerimônia, Tania exaltou a dedicação dos alunos: “Eu vi os trabalhos que vocês realizaram, os seus pais verão depois. São trabalhos maravilhosos! Parabéns! São muito lindos, mesmo! Que Deus abençoe a cada um e que vocês possam seguir aprendendo e com vontade de aprender”.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		