
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Várzea Paulista celebrou nesta sexta-feira (30) seus 34 anos de história com uma solenidade especial que combinou emoção, reconhecimento e valorização profissional.
A comemoração, realizada na sede da corporação, incluiu a inauguração do Memorial da GCM, a diplomação de novos instrutores de armamento e tiro, condecorações a agentes de destaque e uma homenagem emocionante ao inspetor Valdir Lino de Souza, que integrou a primeira turma da Guarda e se aposentou no mesmo dia.
Além disso, os participantes do 1º Campeonato de Tiro da GCM — ocorrido no 12º GAC, em Jundiaí — receberam medalhas, com destaque aos mais bem colocados.
Inauguração do Memorial valoriza história da corporação
A nova estrutura do Memorial foi viabilizada com apoio da Unidade Gestora Executiva de Comunicação. O espaço apresenta uma linha do tempo que conta a trajetória da GCM e conta com galerias dedicadas a programas como Ronda Escolar, Ronda Operacional, Guarda Ambiental, Guardiã Maria da Penha e a Central de Inteligência e Comunicação.
Há também uma ala em homenagem a guardas falecidos e aposentados e um espaço com retratos de todos os comandantes e subcomandantes desde a fundação da corporação, em 1991.
Formação e reconhecimento
Durante o evento, foram entregues os certificados aos guardas que concluíram o Curso de Instrutores de Armamento e Tiro Institucional. A capacitação foi promovida pela GCM em parceria com a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), da Prefeitura de Várzea Paulista.
Os agentes que tiveram atuações relevantes ao longo do último ano, como apreensões de grandes quantidades de entorpecentes e participação em programas como o Guardiã Maria da Penha, também foram condecorados.
Inspetor Valdir encerra ciclo com reconhecimento
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a despedida do inspetor Valdir Lino de Souza, membro da primeira turma da GCM. Após 34 anos de serviços prestados, ele foi homenageado com aplausos e discursos de agradecimento por autoridades e colegas.
“Graças a Deus, chegamos a um ponto no qual quem ingressar de agora em diante vai ser bem assistido, com condições boas de trabalho. Nossos primeiros anos foram difíceis porque buscávamos conhecimento, mas faltava equipamento”, destacou o agora aposentado inspetor.
A gestora municipal de Segurança Pública, Carla Basson, fez questão de homenageá-lo. “Temos aqui o inspetor Valdir. Desde o primeiro dia, esteve aqui. Uma salva de palmas ao nosso guerreiro!”, disse. O comandante Dejair Pellini também deixou sua mensagem: “Agradeço ao Valdir tudo que fez. Que Deus o abençoe na nova etapa de sua vida!”.

Autoridades reforçam importância da GCM
Durante a solenidade, diversas autoridades elogiaram o papel da corporação na construção de uma cidade mais segura. O prefeito Rodolfo Braga exaltou a confiança da população na Guarda: “Hoje, os munícipes olham para a nossa Guarda Civil com orgulho, respeito e a certeza de que estão sendo cuidados por uma corporação séria, honesta e competente”.
O vice-prefeito João Paulo de Souza também destacou a essência do trabalho da GCM. “Celebramos 34 anos de presença, coragem e compromisso, mas, acima de tudo, celebramos um propósito: servir e proteger”.
Encerramento com confraternização
Após os atos oficiais e as homenagens, os convidados participaram de uma confraternização com uma feijoada preparada pelos próprios guardas.
Além do prefeito e da vice-prefeitura, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Eliseu Notário; ex-comandantes da GCM, membros das guardas de Jundiaí e Cotia, e representantes da Polícia Militar.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]