Incêndio na Serra do Mursa destrói 26% da área pertencente a Várzea Paulista
Connect with us

Várzea Paulista

Incêndio na Serra do Mursa destrói 26% da área pertencente a Várzea Paulista

Published

on

Atualizado há

Incêndio na Serra do Mursa
Foto: Divulgação/ Defesa Civil

O incêndio na Serra do Mursa que devastou Várzea Paulista, nos últimos dias, destruiu uma área de aproximadamente 2.270.000 m² de vegetação, representando 26% da área total da serra. As investigações iniciais sugerem que a causa do incêndio pode ter sido criminosa, e a prefeitura já planeja ações de reflorestamento para minimizar os danos ambientais.

Para se ter uma ideia da extensão do desastre, a área atingida equivale a 302,60 campos de futebol. Esse incêndio foi cinco vezes maior que o ocorrido em 2020, que destruiu 440.000 m², ou 18% da área total da Serra do Mursa. A comparação destaca o aumento da gravidade do fenômeno, que se agravou por fatores climáticos.

Condições climáticas agravam incêndio na Serra do Mursa

Além do aumento significativo da área destruída, as condições climáticas em 2024 favoreceram a propagação do incêndio. O volume de chuvas entre março e setembro deste ano foi muito inferior ao registrado em 2020, com apenas 204,68 mm de precipitação, em comparação aos 364,92 mm do mesmo período em 2020. Além disso, a temperatura média de 2024 foi de 31,57°C, um aumento de 8°C em relação à média de 23,57°C registrada no ano anterior. Essa combinação de temperaturas mais altas e umidade baixa criou um ambiente perfeito para a rápida propagação das chamas na região.

Ação criminosa é investigada

De acordo com Cristiano Vargas, coordenador da Defesa Civil de Várzea Paulista, as investigações indicam que o incêndio na Serra do Mursa pode ter sido causado de forma intencional. “As primeiras investigações apontam para uma ação criminosa, configurando uma ação dolosa”, declarou Vargas. As autoridades seguem investigando a possível origem criminosa do incêndio, que trouxe danos imensos para a biodiversidade da área.

Pontos na Serra do Mursa sendo investigados
Foto: Defesa Civil de Várzea Paulista/Divulgação

Esforços para o combate ao incêndio e a recuperação da área

As equipes de bombeiros, Defesa Civil, voluntários e a Unidade Gestora de Meio Ambiente atuaram de maneira incansável para controlar o fogo. Após o término da operação de combate ao incêndio, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Meio Ambiente, se comprometeu a realizar o reflorestamento da área devastada, com o plantio de cerca de duas mil mudas. Além disso, será implementado um monitoramento contínuo da região para evitar novos focos de incêndio.

A administração municipal também reforça a importância da conscientização da população sobre os riscos das queimadas e a necessidade de colaboração em ações de preservação ambiental. “É essencial que a população se conscientize sobre os riscos das queimadas, especialmente em períodos de estiagem prolongada e altas temperaturas como os que vêm sendo registrados”, ressaltou um representante da prefeitura.

Helicóptero da PM salva voluntários na Serra do Mursa
Helicóptero da PM salva voluntários na Serra do Mursa Foto: Reprodução/Instagram | @tarcisiogdf

Várzea Paulista

Novo hospital de Várzea Paulista avança: obras de pintura e infraestrutura

Published

on

Construção do novo hospital de Várzea Paulista em fase avançada, com estrutura visível ao lado de uma avenida movimentada
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A construção do novo hospital de Várzea Paulista avança em ritmo acelerado. De acordo com o gestor municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, a mais recente novidade é a preparação para a pintura das paredes. “Estamos na fase de aplicação da base que receberá o revestimento final”, explicou. As paredes, tanto na parte interna quanto na externa,…

Continue Reading

Várzea Paulista

De Várzea Paulista à Itália: jovem conquista carreira internacional com base na educação pública

Depois de estudar sempre em escolas públicas, Andressa Ferreira, de Várzea Paulista, se formou no mestrado na Itália.

Published

on

Andressa, de Várzea Paulista, na Itália
Foto: Arquivo Pessoal

Andressa Ferreira é um exemplo de dedicação e superação. Nascida e criada em Várzea Paulista, sempre estudou em escolas públicas e desde cedo demonstrou paixão pelos estudos. E agora, Andressa se formou no mestrado na Bologna Business School (BBS), na Itália. Apesar dos desafios enfrentados por muitos jovens brasileiros que dependem do ensino público, Andressa nunca se deixou abater. Ela…

Continue Reading

Várzea Paulista

Sabesp emite nota oficial após cobranças da Prefeitura de Várzea Paulista

O comunicado da Sabesp esclarece as reclamações de moradores e fornece informações sobre as ações adotadas para garantir a potabilidade da água.

Published

on

Nota Sabesp
Foto: Divulgação/ Sabesp

A Sabesp divulgou uma nota oficial em resposta às cobranças da Prefeitura de Várzea Paulista sobre a qualidade da água fornecida no município. O comunicado visa esclarecer as reclamações de moradores e fornecer informações detalhadas sobre as ações adotadas para garantir a potabilidade da água. Confira a nota na íntegra enviada pela Sabesp A Sabesp esclarece que a água fornecida…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista: Sabesp reforça necessidade do consumo consciente de água

A Sabesp trabalha em colaboração com a Prefeitura de Várzea Paulista para aprimorar a infraestrutura local, garantindo um fornecimento mais eficiente de água.

Published

on

Torneira em alusão ao consumo de água da Sabesp
Foto: Canva

Com a escassez de chuvas e o aumento das temperaturas em várias regiões do país, a Sabesp destaca a importância do uso consciente da água, especialmente para os moradores de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, solicitando que a população adote práticas que ajudem a preservar esse recurso. Para minimizar os impactos da falta de água, a Sabesp investe continuamente…

Continue Reading

Várzea Paulista

Projeto estimula inclusão com leitura e criatividade em escolas de Várzea Paulista

Contação de história para cerca de 50 alunos teve sua primeira edição na Cemeb Juvenal Cândido da Silva

Published

on

Contação de histórias com professores e alunos em Várzea Paulista.
Inciativa faz parte do Grupo Famílias Atípicas de Várzea Paulista (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

O Grupo Famílias Atípicas de Várzea Paulista (FAVP) acaba de desenvolver uma iniciativa para estimular o aprendizado e a inclusão. A contação de histórias que abordou o livro ‘Meu Amigo Faz Iiiii’, na última quinta-feira (12), na Escola Juvenal Cândido da Silva, com apoio da Unidade Gestora Municipal de Educação. O projeto ‘Eu Conto um Conto’ começou a percorrer escolas…

Continue Reading
Advertisement