Jovem de Várzea Paulista é aprovada em 2º lugar em Economia
Foto: Arquivo Pessoal/Mariana Luchetti

Fevereiro está indo embora, mas deixando ótimas notícias para a equipe do Cursinho Para Todos de Várzea Paulista. Depois da aprovação do estudante Marcos Paulo na USP, foi a vez da Mariana Luchetti de conquistar a sua vaga na Universidade Federal de de Alfenas (UNIFAL – MG). Ela passou em 2º lugar no curso Interdisciplinar em Ciência e Economia.

Para conquistar a vaga, Mariana estudou por dois anos e manteve uma rotina regrada, pensando sempre na tão sonhada aprovação. No entanto, ela destaca que o Cursinho Para Todos ajudou bastante, seja com uma palavra amiga ou com aulas preparatórias, além do suporte emocional.

“Eles cumprem o papel de ótimos professores e amigos”, afirma a jovem, destacando que sempre se sentiu “em família”.

A realização de um sonho

Mariana, que reside em Várzea Paulista e estudou na Escola Estadual Tibúrcio Estevam de Siqueira, afirma que sempre se interessou em economia e “em como ela rege todo o cenário mundial”. Assim, juntou o “útil ao agradável” e pensou na carreira que quer seguir. Mariana ingressou na UNIFAL – MG através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Mas, para chegar até aqui, ela batalhou bastante. “Ter vindo de uma família pobre e sempre ter estudado em escolas públicas me dava a sensação de que eu nunca iria conseguir, mas foi possível”, diz.

[tdj-leia-tambem]

De acordo com ela, uma das maiores dificuldades foi se manter focada nos estudos. Ela achava que estava sufocada. “O cérebro humano é bem doido nesse quesito, quase sempre eu me sentia sufocada e achava que não conseguiria mais estudar e realizar os vestibulares”, revela. Mas Mariana não caiu na auto sabotagem e persistiu em seu sonho.

Ela conta que está na fase burocrática com a documentação da matrícula e moradia. Afinal, ela vai morar em outro estado. “[Preciso] ver um local para morar e entender como funciona a cidade, já que nunca morei sozinha”.

Mariana também aproveita para deixar um recado aos próximos vestibulandos: “Vocês conseguem. Tudo é possível, você só tem que dar o primeiro passo e acreditar em si mesmo”.