Foto de meninas
Lavínia e Nicole estudam no Sesi, em Jundiaí (Foto: Divulgação)

Duas estudantes, moradoras de Várzea Paulista (SP), foram selecionadas para participar da FIRST Robotics Competition, em São Francisco, na Califórnia. O evento será realizado entre os dias 19 e 22 de março, com 42 equipes do Ensino Médio de diversos países.

A equipe formada por 10 estudantes, com 7 representantes femininas. O grupo foi selecionado entre mais de 150 alunos e concorre pela classificação para disputar em Houston, os vencedores ganham uma bolsa pra estudar em Harvard, além de uma visita para conhecer a NASA.

As participantes varzinas foram selecionadas através das entrevistas, avaliando seus conhecimentos gerais sobre robótica e eletricidade, além do nível de inglês.

Lavínia Gagliardo Oliveira, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Sesi e estudante do curso técnico de plástico, no Senai, contou que já possuía experiência na área por suas experiências cotidianas.

A moradora do Jardim América IV, explica que a robótica é mais do que mecânica, é um trabalho social. “Visitar outro país, conhecer pessoas de outras nacionalidades, me dá mais vontade de aprender, e quem sabe no futuro, dividir esse conhecimento com mais pessoas”, afirma a jovem.

Nicole Mikaele, 17 anos, moradora do Jardim Novo Mundo, também faz ensino técnico em plástico no Senai. A estudante afirma que os treinos estão sendo intensos.

“Toda vez que pensamos na competição, percebemos o desafio que está sendo e que vai ser, já que treinamos 12 horas por dia”, explica Nicole.

Essa será sua primeira viagem internacional, ela se sente orgulhosa de representar sua escola e ter seus estudos marcado pela competição. “Estamos num clima muito amigável, de troca de experiências e trabalho em equipe”, finaliza a estudante.

Segundo o professor Márcio Natal Lopes, do Senai Conde Alexandre Siciliano, responsável pela parte social e que viajará com o time, a competição consiste na manipulação e desenvolvimento de robôs, além da realização de outras tarefas e desafios.

A equipe recentemente executou um projeto de inclusão dentro da área da robótica, envolvendo pessoas carentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, uma vez que o programa tem como missão espalhar a ciência, tecnologia e engenharia a todos.

[tdj-leia-tambem]