
Na próxima quarta-feira, dia 10 de março, termina o prazo para o pagamento do IPTU com desconto dos moradores de Várzea Paulista. A data vale tanto para quem irá pagar à vista, quanto aos que parcelaram o pagamento. As parcelas têm como data de vencimento todo dia 10, a partir deste mês.
O contribuinte que pagar à vista e não tiver dívida ativa recebe o desconto de 10%, e para os que tem débitos de IPTU, 5% de desconto. De acordo com a Prefeitura de Várzea Paulista, o imposto não teve aumento, apenas a reposição inflacionária, de 4,77%.
Alternativas para o pagamento
Em fevereiro, começaram a ser distribuídos os carnês com código de barras. Assim, é possível realizar o pagamento através de aplicativos bancários, lotéricas, agências bancárias ou caixas eletrônicos. Quem ainda não recebeu o carnê pode imprimir ou acessar o código de barras para o pagamento no site da Prefeitura de Várzea Paulista. Para ter acesso, basta digitar a identificação do carnê, que está no documento do ano anterior.
Além disso, o contribuinte também pode ir até o Facilita e solicitar na recepção o encaminhamento ao setor de Tributação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar. Também é possível entrar em contato com o Facilita através dos telefones: (11) 4606-8662 ou (11) 4606-8619.
Através do Portal Cidadão Online, é disponibilizada a impressão do IPTU. Através do link de acesso, o contribuinte deve preencher o número de código reduzido ou a inscrição cadastral do imóvel e “Buscar”, e poderá emitir a segunda via de qualquer parcela.
Outra opção para emitir a segunda via do IPTU é através do aplicativo Cidadão Online. Após baixar o app e se cadastrar, o contribuinte terá na tela inicial a opção “2ª via de I.P.T.U”, que direciona a uma nova tela, com a opção “Buscar Imóvel”.
Assim, na tela seguinte, também é necessário digitar o código reduzido do imóvel e “Filtrar”. Em seguida, será necessário preencher o campo com nome do proprietário. A nova página apresentará todas as parcelas e, clicando em “Copiar” em cima do código de barras, a informação pode ser “colada” em aplicativos bancários para o pagamento.