Vacina contra gripe/Influenza
Foto: Reprodução/Prefeitura de Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista vem demonstrando preocupação pela baixa procura de vacinação contra Influenza pelo público da cidade. De acordo com o órgão, até esta quinta-feira (6), apenas 7,2% do total de pessoas estimado pela prefeitura buscou a imunização.

Essa porcentagem representa 2.758 pessoas das 38 mil previstas pela organização da campanha contra a gripe, que começou no dia 12 de abril. Veja quem é prioridade na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza:

  • Crianças entre seis meses a cinco anos completos;
  • Gestantes;
  • Mulheres que deram à luz há 45 dias (puérperas);
  • Indígenas;
  • Profissionais da saúde.

“Procurem as Unidades Básicas de Saúde para fazer a vacinação. É muito importante se vacinar contra a influenza, porque estamos em uma época que tem muita gripe e a pessoa vacinada vai ser afastada dessa possibilidade de pegar a doença”, orienta o gestor executivo de Saúde, José Roberto Spinucci.

Pode parecer inofensiva, mas em alguns casos, a gripe pode levar até mesmo à morte. Além disso, se prevenir da gripe ainda reduz a necessidade de hospitalização e riscos de pegar Covid19 e evoluir para caso grave.

Vacinação

A campanha de imunização em Várzea Paulista acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h. Assim, a vacina contra gripe está disponível para o público prioritário em quase todas as UBSs da cidade. As exceções são as unidades do Jardim Buriti e do Jardim América III.

Para receber a dose da vacinação não é necessário realizar o agendamento. Mas, ainda assim, o Ministério da Saúde lembra que é importante priorizar a vacina da Covid, para quem já está na faixa etária e ainda não recebeu nenhuma dose. Após ser imunizado contra o vírus, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina da gripe.

Com o objetivo de incentivar a busca pela vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Várzea Paulista realizará um Dia D de imunização. O mutirão de vacina acontecerá no sábado (15), das 8h às 17h, nas seguintes UBSs: Vila Real, Jardim Promeca, Cidade Nova II, Jardim Cruz Alta, Vila Marajó e Vila Popular.

[tdj-leia-tambem]

Na próxima terça-feira (11), começa a fase de imunização dos idosos, com 60 anos ou mais, e professores das redes pública e privada de ensino.

Já no dia 9 de junho, poderão ser imunizados pessoas com comorbidades ou deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.