
Uma das pessoas mais velhas de Várzea Paulista hoje completa 113 anos. Dona Ermínia, conhecida como ‘Dindinha do Promeca’, coleciona muitas histórias e lembranças de uma vida centenária e é conhecida pela maior parte dos moradores do Jardim Promeca, bairro onde mora há mais de 30 anos.
Ermínia nasceu no dia 12 de junho de 1907, na cidade de Itambaçuri, em Minas Gerais. 112 anos depois, como moradora de Várzea Paulista, Dindinha é uma das poucas que chegaram até essa idade na cidade.
Dados do IBGE de 2010 mostram que, naquele ano, apenas 6 pessoas em Várzea Paulista superavam a marca dos 100 anos.
Para sua filha, trata-se de uma genética ‘das boas’. “A mãe dela viveu até os 92 e a bisavó até os 112″, contou Maria Gouveia, de 76 anos, ao Tribuna de Jundiaí .
Na ocasião, a filha contou mais histórias sobre a mãe e reiterou que Dindinha tem uma família daquelas: são quatro filhos, mais de 20 netos, mais bisnetos ainda e até tataranetos.
Por conta da idade avançada, Dindinha hoje mora com sua filha, já que muitas das coisas que fazia quando morava sozinha passaram a ser mais difíceis.
Homenagem
Quando completou 110 anos, em 2017, Dindinha foi homenageada na Paróquia Santo Antônio, que fica no bairro da Promeca e reúne muitos daqueles que a conhecem há anos.
Ela também já foi homenageada em sessão solene na Câmara Municipal de Várzea Paulista: afinal, se tem uma moradora que acompanhou o crescimento de toda a região, com certeza é ela.