
Moradora de Várzea Paulista, a haitiana Franceline Lorgeant, relatou ao G1 que a família ficou desesperada por não conseguir contato com o irmão após o terremoto de magnitude 7,2, registrado neste sábado (14), no Haiti, de acordo com um balanço preliminar divulgado pela defesa civil do país.
Segundo Franceline, seu irmão trabalha em Jérémie, região sul do Haiti, de segunda-feira a sábado. Quando a família ficou sabendo do terremoto com mais de 200 mortos, tentou contato pelo telefone por horas, mas sem sucesso. “Ele falou para a gente que saiu para poder resolver um negócio antes de ir embora da cidade, e na hora de voltar para a casa, aconteceu o terremoto e tudo caiu. Ficamos desesperados. “, diz.

Foi então que no fim da tarde o irmão entrou em contato e explicou que havia perdido o celular durante a fuga para se salvar do terremoto. Agora, a haitiana diz que se sente aliviada de saber que o irmão está bem. “Ele ficava no terceiro andar de uma casa enquanto trabalhava e perdeu tudo. Graças a Deus ele só machucou o pé. Ele perdeu o celular enquanto corria e as coisas que estavam na casa, mas ele está bem”, completa.
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas. “Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos [equivalente a estados] do país”, escreveu Henry.
O epicentro do terremoto foi identificado a 8 km da cidade de Petit Trou de Nippes (no oeste da ilha), a cerca de 150 km da capital Porto Príncipe, e a uma profundidade de 10 km.
[tdj-leia-tambem]
Um terremoto levemente maior que o ocorrido em 2010, de magnitude 7,0 — diferença de 0,2 na Escala Richter —, que deixou cerca de 300 mil mortos e 1,5 milhão de pessoas desabrigadas. A expectativa é que o tremor atual não tenha o mesmo impacto do de 2010, que teve seu epicentro muito mais próximo de Porto Príncipe, a parte mais povoada do Haiti, a uma distância de apenas 25km.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		