Construção do novo hospital de Várzea Paulista em fase avançada, com estrutura visível ao lado de uma avenida movimentada
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A construção do novo hospital de Várzea Paulista avança em ritmo acelerado. De acordo com o gestor municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, a mais recente novidade é a preparação para a pintura das paredes. “Estamos na fase de aplicação da base que receberá o revestimento final”, explicou. As paredes, tanto na parte interna quanto na externa, já estão sendo preparadas para a pintura. Por fora, elas serão revestidas com textura projetada, aplicada por meio de um equipamento hidráulico que lança uma mistura de cimento, cal, aditivos e outros materiais. Esse revestimento proporcionará mais beleza ao prédio e, além disso, servirá como proteção contra chuvas e intempéries.

Instalações e infraestrutura do novo hospital de Várzea Paulista

Outras etapas da construção do novo hospital de Várzea Paulista também estão em fase avançada. O contrapiso, que é responsável por nivelar o solo antes da aplicação das peças de piso, já está praticamente finalizado. As instalações de ar-condicionado hospitalar, essenciais para o ambiente médico, também estão bem adiantadas.

Além disso, o sistema de drenagem, que permitirá o escoamento das águas das chuvas no pátio destinado ao estacionamento, está quase concluído. Em breve, essa área receberá a base para pavimentação, o que trará maior conforto para os usuários e visitantes. As redes elétrica e hidráulica também estão em fase de implantação, garantindo que o hospital estará pronto para oferecer seus serviços com toda a infraestrutura necessária.

Trabalhador realizando pintura externa do novo hospital de Várzea Paulista, com estrutura em fase de acabamento.
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Estrutura completa para atender a população

O novo hospital de Várzea Paulista terá uma área total de 7.500 m², distribuída em três pavimentos. O primeiro andar será dedicado ao pronto atendimento, onde pacientes em situação de urgência e emergência serão atendidos. No segundo andar, serão realizados atendimentos agendados, o que inclui consultas e exames especializados. Já o terceiro pavimento abrigará a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e a maternidade, setores essenciais para o cuidado intensivo de pacientes e para o atendimento às gestantes.

No último pavimento, será instalada uma casa de máquinas, que incluirá um ar-condicionado de grande porte para atender toda a demanda do hospital. Além disso, este andar também abrigará a área administrativa e um auditório, que será utilizado para treinamentos e eventos voltados à capacitação da equipe de saúde.

Gerenciamento e coordenação das obras

A construção do novo hospital de Várzea Paulista está sendo gerenciada pelas Unidades Gestoras Municipais de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, em conjunto com a Unidade de Saúde. Ambas estão comprometidas em garantir que a obra seja concluída dentro dos prazos estabelecidos e que o hospital possa começar a atender a população o quanto antes.