
A Unidade Gestora de Meio Ambiente de Várzea Paulista, juntamente com a Guarda Civil Municipal Ambiental e a Defesa Civil, uniram esforços com o Corpo de Bombeiros Militar e o Grupamento de Bombeiros Voluntários da cidade para reduzir a quantidade de queimadas durante a época de estiagem.
O objetivo dessa parceria é melhorar o tempo de resposta aos chamados, tendo em vista que a cidade tem enfrentado diversos focos de incêndio. Além do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários contam com uma picape de combate às queimadas, facilitando e agilizando a chegada ao local.
O chefe de turno da Defesa Civil, Ernesto Aparecido Giugni (Juninho), informou que em duas semanas foram atendidas cerca de dez ocorrências de incêndios. Ele salientou a importância de não colocar fogo em lotes e terrenos com o objetivo de limpá-los, pois além dos danos ambientais, um incêndio fora de controle pode afetar o transporte público, a distribuição de energia elétrica e agravar problemas respiratórios de pessoas.
É importante lembrar que mesmo que o terreno seja de quem está ateando fogo, essa prática é considerada crime ambiental e passível de multa.
Descarte correto de materiais
Para descartar materiais de forma correta e consciente, a cidade de Várzea Paulista possui o Ecoponto. Informações sobre o que pode ser descartado no local e outras informações sobre o serviço podem ser encontradas em: https://shre.ink/QkUX. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Unidade Gestora de Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4606-8666 ou pelo e-mail [email protected]. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Se presenciar algum incêndio, entre em contato com a Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Guarda Municipal (153). A denúncia pode ser feita anonimamente.