
A beleza das orquídeas sempre encanta, mas entre as muitas variações de cores, o azul é uma das mais raras e admiradas. No entanto, nem todas as orquídeas azuis que vemos são iguais. Durante a Festa das Orquídeas de Várzea Paulista, o orquidófilo Gerson Calore vai esclarecer mitos e curiosidades sobre essas plantas únicas em oficinas especiais.
Como surgem as verdadeiras orquídeas azuis
Segundo Calore, apenas os cruzamentos entre espécies diferentes conseguem gerar flores naturalmente azuladas. Esse processo dá origem às chamadas orquídeas híbridas cerúleas (ou Coerulea) — termo em latim que significa “azul-celeste” —, que apresentam uma coloração suave e natural.
Já as orquídeas azuis vendidas em supermercados, explica o especialista, não passam de um truque estético.
“Em supermercados, compram-se aquelas azuis, mas aquilo é feito por meio de um corante, que é colocado no vaso. A planta geralmente é branca e adquire a cor azulada”, destacou.
Oficinas com Gerson Calore
Para quem deseja aprender mais sobre o cultivo dessas flores apaixonantes, Calore ministrará oficinas durante a Festa das Orquídeas:
- Sábado (20/09): às 10h e às 15h
- Domingo (21/09): às 10h
As inscrições serão realizadas no próprio evento.
Festa das Orquídeas: programação completa
O evento promete encantar os visitantes não só com a diversidade de espécies, mas também com experiências culturais e musicais. Além da venda de mudas e do passeio pela Rota das Orquídeas, a festa contará com shows de grandes atrações:
- Grupo Exalta
- Grupo Katinguelê
- Escola de samba Rosas de Ouro
A celebração ocorre de 19 a 21 de setembro, no Clube de Campo da Cica, em Várzea Paulista.
Mais informações: clique aqui.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4