Parque Chico Mendes tem brinquedo adaptado para crianças deficientes
Parque Chico Mendes tem brinquedo adaptado para crianças deficientes

Após revitalização, o Parque Chico Mendes recebeu o primeiro brinquedo adaptado para crianças com deficiência em Várzea Paulista. O balanço adaptado fica ao lado dos brinquedos comuns com objetivo de permitir interação entre crianças.

De acordo com o gestor da pasta, Renato Germano, a ideia surgiu a partir da necessidade apresentadas por mães da região, principalmente a Andrea Fazan. “Ela entrou em contato comigo, perguntando se tínhamos condições de construir o brinquedo”, conta. 

“Há poucos dias Jundiaí havia inaugurado seu primeiro balanço adaptado, então nossa equipe foi ao local para conhecer o trabalho e verificar as medidas”, explica Germano.

[tdj-leia-tambem]

E devido ao empenho da equipe de Infraestrutura da Prefeitura, o brinquedo foi montado pela própria equipe da carpintaria da Prefeitura. “Buscamos apoio na iniciativa privada, mas apenas um empresário contribuiu, doando as correntes. Todo o restante contou com a execução totalmente feita pelos servidores públicos de Várzea Paulista”, detalha o gestor.

Germano destaca que o município, assim como toda a região, ainda é carente de brinquedos para pessoas com deficiência. “Espero que este seja o primeiro de muitos que queremos construir”, afirma.  

Brinquedo foi aprovado pelas mães

A família de Andrea Fazan compareceu em peso ao parque no domingo (25), para que o pequeno Vitor, de 4 anos, pudesse se divertir no novo brinquedo. “Esse não é apenas um balanço, é a possibilidade do meu filho interagir com os amigos da escola, de brincarem todos no mesmo espaço, de socializar”, fala. 

A mãe conta que após seu pedido, o parque também recebeu rampas de acesso e faixa de pedestre. “Essa é a garantia do meu filho ir e vir”, afirmou Andrea.

Parque Chico Mendes tem brinquedo adaptado para crianças deficientes
Andrea e Vitor foram conferir de perto a nova atração do Parque Chico Mendes (Foto: Reprodução/Prefeitura de Várzea Paulista)

Bruna Lenise, mãe do Vinícius, de 07 anos, destacou a importância de espaços de inclusão nas áreas públicas. “Não adianta trazer uma criança cadeirante ao parque e ela não poder brincar, ficar só vendo os amigos se divertirem. Isso corta o coração de mãe”, explica. 

Com a implantação do novo brinquedo, a realidade de Bruna e Vinícius mudaram. “Mas hoje sei que posso trazer meu filho ao parque Chico Mendes e saber que ele vai brincar em igualdade com as outras crianças”.

O Parque Chico Mendes, localizado na Rua Catanduva, Jardim Paulista, S/N, também possui rampas de acesso e faixas de pedestres.