Placa de energia solar em ponto de ônibus de Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Várzea Paulista está investindo em novos recursos de energia renovável no município, através de dois projetos. O primeiro é da Unidade Gestora de Meio Ambiente, com o “Ponto Sustentável”. Outro projeto é a instalação de placas solares em postes da cidade, através da Unidade Gestora de Infraestrutura. Assim, com esses projetos, as unidades instalam placas solares com o objetivo de promover a sustentabilidade e a conscientização ao meio ambiente.

No projeto “Ponto Sustentável”, a Gestão de Meio Ambiente instalou placas solares em pontos de ônibus do município. O primeiro local que recebeu placas solares, luminárias e carregadores USB foi o ponto da Chácara Mall. A ação tem parceria com a empresa Dinâmica Trade Energia Solar, que tem sede no município e forneceu os equipamentos. As placas captam a luz solar e transformam em energia elétrica para iluminar o ponto de ônibus no período noturno por meio das luminárias instaladas. Além disso, as placas permitem que os usuários possam carregar seus celulares, tabletes, entre outros equipamentos eletrônicos, por meio dos carregadores USB.

“Estamos trabalhando nesse projeto há algum tempo, a pedido do prefeito professor Rodolfo Braga, com o objetivo de promover a conscientização ambiental para o município, mais segurança e mais conforto para os usuários. A instalação dos equipamentos não gera custos ao município e traz mais segurança no período noturno, além da conscientização ambiental vem para incentivar o uso de energias renováveis, como a energia solar”, disse o gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso.

O projeto não tem previsão para a instalação em novos locais. O ponto na qual foi instalado os equipamentos será utilizado para obter os parâmetros e verificar a aceitação da população. A ideia do projeto é implementar o recurso em todos os locais do município.

Instalação de placa de energia solar em ponto de ônibus de Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Painéis solares nos postes

A Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Várzea Paulista também instalou painéis solares em três locais da cidade: a parte aberta e a pista de caminhada do Parque Chico Mendes, e o letreiro “Eu Amo Várzea Paulista”, no trecho em frente ao Ginásio Ayrton Senna da Silva, na Avenida Fernão Dias Paes Leme. O projeto tem como intuito economizar energia e evitar os furtos de fios e cabos, que aconteceram algumas vezes nas instalações elétricas.

Ao todo, os locais, que não tinham iluminação anteriormente, receberam nove conjuntos de painéis solares. Agora, a Prefeitura analisa se a iniciativa representa uma economia significativa de energia em espaços que já são iluminados. Além disso, a administração municipal pretende que todas as luminárias públicas da cidade passem a ser de LED até o final de 2023.

“O projeto foi algo pensado por nós da Infraestrutura, para que não precise utilizar fios elétricos, além de trazer uma economia. A nossa ideia é expandir o projeto para outros pontos do município, até mesmo em áreas de maior risco para evitar roubos.”, disse o gestor municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano.

[tdj-leia-tambem]