
Na manhã desta sexta-feira (1º), moradores da Rua Maranhão, na Vila Popular, em Várzea Paulista (SP), colocaram na rua todo lixo acumulado no interior de uma residência.
Os moradores tomaram esta decisão devido ao mau cheiro do lixo que estava guardado em todos cômodos da casa. Segundo moradores, o proprietário da casa acumulava lixo há pelo menos 15 anos e, recentemente, abandonou a casa.
Após população retirar parte do lixo da garagem e colocar na rua, a Prefeitura do município enviou um trator e colaboradores para terminar a limpeza da residência.
Nas redes sociais, a Prefeitura publicou uma nota informando sobre a limpeza do local e alertando sobre os riscos do descarte incorreto. “Vale lembrar que Várzea Paulista possui o Ecoponto, local ambientalmente correto para descarte de restos de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e recicláveis, totalmente gratuito a população. O Ecoponto fica na Rua Atroaris, S/N, Jardim Continente”.
Você sabe o que é acumulação compulsiva?
A acumulação compulsiva, conhecida também como síndrome de Diógenes ou disposofobia, é um distúrbio psicológico que obriga pessoas acumular o objetos e as impede de se livrar deles, mesmo se forem inúteis.
Geralmente, quem sofre deste distúrbio apresenta excesso de ansiedade e tem tendências depressivas ou problemas de socialização. Por isso, criam vínculos emocionais com objetos que podem causar angústia, dor e até remorsos em caso de descarte.
Uma das características da acumulação é a desordem e, em alguns casos, a sujeira. O acumulador enche a casa de coisas, a tal ponto que é impossível achar um lugar para tudo.
O tratamento deste distúrbio pode ser feito por meio de terapias e medicação controlada, de acordo com orientação médica. Com isso, a pessoa poderá ter uma vida normal.