
Praticar atividade física é algo notoriamente benéfico à saúde, é indiscutível. Mas, quando se trata de crianças, quais modalidades são mais indicadas? Especialistas no assunto indicam que praticar ballet é, certamente, uma delas.
Professora de ballet há mais de 25 anos, Janaina Pereira, proprietária da Momentos Cia de Dança, de Várzea Paulista, explica porque o ballet está nessa lista.
“Os exercícios que são praticados durante as aulas de ballet trabalham a disciplina, a socialização, a postura e a consciência corporal das crianças, desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas e, mesmo que sejam atividades lúdicas e divertidas, elas desenvolvem ritmo nas crianças e com isso a memória e a consciência sensorial. Ballet, e outras danças, vai muito além da diversão, ajuda a formar pessoas mais saudáveis física, social e mentalmente”, explica.
“Isso acontece porque é na infância que desenvolvemos muitos de nossos hábitos e gostos que nos trarão saúde e bem estar pelo resto da vida. Crianças que desenvolvem essas atividades certamente serão adultos mais saudáveis e com menos tendência ao sedentarismo. A prática de ballet também incentiva a socialização, desenvolvendo autoconfiança nas crianças, e ajuda no equilíbrio do peso, melhora a qualidade do sono e acalma”, completa a professora.

Praticar ballet não é caro?
“Na verdade a formação de uma bailarina profissional exige um pouco mais de investimento e tempo, mas a prática regular não é caro. Temos muitas boas escolas na região que têm preços acessíveis. Na Momentos, alunos da rede municipal de educação de Várzea Paulista pagam apenas R$ 79,90 ao mês. Pouco investimento para o retorno que o ballet traz”, explica Janaina.
Vagas limitadas
A Momentos Cia de Dança está com matrículas abertas para novas turmas em 2022. A escola fica na Rua Artibano Murari, 166, no Jardim Cruz Alta, em Várzea Paulista. A escola não cobra taxa de matrícula e pode ser feita diretamente pelo Whatsapp, no número (11) 99693-3744.
[tdj-leia-tambem]