Golpe WhatsApp. (Foto: Divulgação)
Golpe WhatsApp. (Foto: Divulgação)

Os varzinos, em especial os que não estão muito habituados a usar o WhatsApp, precisam ter muita atenção no momento em que a vacinação contra a Covid-19 já está em curso no país. Um golpe para tentar clonar o aplicativo de mensagens e, logo, conseguir dinheiro em nome da vítima, é o de se apresentar como representante do “Ministério Público da Saúde”, órgão que inclusive não existe.

O golpista diz que está entrando em contato para fazer o falso agendamento — para isso, pede que a pessoa envie o código recebido via SMS. Caso a vítima envie o número, o golpista consegue clonar o WhatsApp de quem recebeu o código.

Orientações

(1) Habilitar a “confirmação em duas etapas” – no WhatsApp, clicar em “Configurações/ Ajustes”; clicar em “Conta” e depois em “Confirmação em duas etapas”. Em seguida, habilite a senha de seis dígitos.

(2) Jamais enviar para qualquer pessoa o código de seis números que chegar por torpedo SMS.

(3) Caso já tenha enviado o código e caído no golpe, enviar e-mail para [email protected], pedindo a desativação temporária de sua conta do WhatsApp. Explique o que ocorreu, informando o número de WhatsApp; Posteriormente, após receber o e-mail do WhatsApp no prazo de 30 dias, configure-o com o seu número de celular.

Dúvidas

Caso suspeite que está sofrendo algum desses golpes, entre em contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou Polícia Civil, pelo 197. O atendimento é 24 horas, em qualquer dia da semana. 

Com informações da assessoria de imprensa.

[tdj-leia-tambem]