
A falta de médicos nas UBS´s de Várzea Paulista sempre foi um problema apontado pela população como um dos maiores do sistema de Saúde na cidade, sendo gerado pela grande dificuldade de se conseguir médicos de especialidades como pediatria, ginecologia, e clínica geral.
Diante das dificuldades, a Prefeitura teve que buscar alternativas inovadoras para resolver o problema, e a encontrada foi o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISMETRO), que subsidiará a implantação do Programa Avança Saúde Várzea Paulista.
O programa Avança Saúde Várzea Paulista tem como objetivo reduzir as filas de espera por consultas médicas na Atenção Básica, Especialidades Médicas e Exames Complexos, zerando, na primeira fase, a falta de médicos nas UBS´s.
[tdj-leia-tambem]
A primeira fase do Avança Várzea Paulista terá início no dia 02 de março, sendo que as demais fases devem ser implantadas até o começo do segundo semestre de 2022, e com isso, os pacientes de Várzea Paulista serão beneficiados com diagnósticos mais rápidos, assegurando saúde e bem-estar. Além disso, a medida adotada pelo município segue em concordância com as políticas públicas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
A primeira fase do programa vai fortalecer a rede de atenção básica e zerar a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. A estimativa é de que 22 médicos passem a atender em todas as UBS´s, o que representa um aumento de 122% no número de ginecologistas, 44% a mais de pediatras e 33% a mais de clínicos gerais.
A segunda fase do programa consiste em ampliar o acesso em no mínimo 50% para especialidades médicas presenciais e fusão com o programa de TELEMEDICINA. As especialidades são Alergistas, Cardiologista, Urologista, Dermatologista, Pneumologista, Infectologista, Neurologista, Vascular, Otorrinolaringologista, Endocrinologista, Oftalmologista, Ortopedista, Reumatologista e Gastroenterologista.
Já a terceira fase do Avança Saúde consiste em fortalecer e ampliar o acesso aos exames e procedimentos mais complexos, que reduzem os riscos à saúde do paciente, sendo os principais procedimentos os exames Oftalmológicos, exames Audiométricos voltados a deficiência auditiva, exames de Diagnóstico por Imagem (Angiografia, Angioressonância, Cintilografia, Ressonância Magnética, Tomografia, Ultrassonografia e outros).