prefeitura de varzea

A Unidade Gestora de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Paulista e a empresa multinacional Continental, realizaram, nesta quarta-feira (2), em parceria, uma ação de reflorestamento na Avenida Marginal Direita do Rio Jundiaí. O plantio foi próximo ao ponto em frente ao número 1.185, em comemoração à Semana Municipal do Meio Ambiente, marcada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5).

Foram doadas pela Continental 150 mudas de árvores, número alusivo ao aniversário da empresa alemã que tem uma fábrica na cidade há 53 anos, e plantadas em uma área de aproximadamente 1.000 m². Segundo o gestor executivo municipal de Meio Ambiente, João de Lima, as funções ambientais do reflorestamento são muitas. “As árvores, em seis meses, já terão um bom enraizamento, em um grampeamento que evita erosões na margem do rio, protegendo o leito do rio e o leito carroçável (via em si). Além disso, será criado um corredor verde, com as árvores grandes, em aproximadamente dois anos, o que atrairá aves, inclusive com as frutíferas que estamos plantando, como pés de goiabas e araçás”, explicou Lima. Além do gestor de Meio Ambiente, Peterson Afonso, o prefeito professor Rodolfo e seu vice, Fernando Pasqualino, participaram da ação, entre outras autoridades municipais.

[tdj-leia-tambem]

O vice-presidente da Continental, Michael Diehl, que é o responsável pela fábrica situada na cidade, afirmou que a empresa tem preocupações claras em relação ao meio ambiente, por pensar nas próximas gerações. “É preciso trabalhar perto da natureza. Agora se usam materiais de natureza nos pneus, em vez da borracha. Essa é nossa ideia para trabalhar no futuro. Mesmo na nossa planta, temos muitas coisas implementadas, para limpar o ar que produzimos”, disse. “Fica aqui o nosso convite. Muito obrigado! Vamos trabalhar juntos. Essa é nossa cidade, esse é nosso futuro”, finalizou. Os vereadores Elton, Giba, Valdecir, Adrianinho e Emerson também estiveram presentes.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a tradicional entrega de mudas de orquídeas no mês de junho, feita pela Prefeitura, não será realizada este ano, para evitar aglomerações.