
A Unidade para Atendimento de Sintomas Gripais de Várzea Paulista, o “Gripário”, tem registrado quedas no número de atendimentos e de testes de Covid-19. Nos primeiros 5 dias do mês, foram 540 atendimentos (108 por dia) e 196 testes realizados (39 por dia); de 6 a 10 de fevereiro, o serviço atendeu 421 pessoas (84 por dia) e realizou 158 testes (32 por dia).
O total de testes positivos também caiu: de 69 nos primeiros 5 dias do mês para 54 entre 6 e 10 de fevereiro: redução de 21,7%. Quando os números entre 6 e 10 de fevereiro são comparados com os mesmos dias de janeiro deste ano, a redução no número de atendimentos é de 43,7% — de 747 para 421 atendimentos.
[tdj-leia-tambem]
É importante relembrar as orientações da diretora de Vigilância Sanitária da cidade, Adriana Camargo, sobre quem deve procurar esses atendimentos. Os contactantes diretos, aqueles que residem na mesma casa que a pessoa positivada para Covid-19, devem se manter em isolamento por 5 dias contados a partir do contato com a pessoa positivada, sem necessidade de procurar os serviços de saúde, e só precisarão procurá-los se apresentarem sintomas gripais.
“A gente pede que as pessoas assintomáticas não procurem os serviços médicos de imediato, para que possamos dar a preferência e assistência mais rápida e adequada àqueles que realmente estão com desconforto respiratório, fadiga, dores musculares, ou seja, sintomas importantes”, complementa Camargo.