
Na manhã desse sábado (11), o prefeito de Várzea Paulista, Professor Rodolfo, foi até a sede da Sabesp em Campo Limpo Paulista para uma reunião com o Gerente Regional, Marcelo Maioli, onde questionou sobre qual a real situação do problema da falta de água na cidade e o porquê da demora da divulgação das informações.
Juntamente com os vereadores Elton Vargas, Robertinho, Valdecir, Giba Moraes e o presidente da Câmara, Mauro Aparecido, além dos gestores João Paulo Souza, Chefe da Casa Civil, Renato Germano, Gestor de Infraestrutura e Frederick Merten, Gestor de Obras, o prefeito questionou de forma contundente o porquê da Sabesp não comunicar com antecedência a possibilidade de racionar o fornecimento e por que já está faltando água em diversos pontos da cidade, se a cidade ainda não está em regime de rodízio.
“Nesses últimos dois ou três dias houve uma queda abrupta da vazão nos pontos de captação de água, caindo de 900 para 600 e logo para apenas 350 litros por segundo, algo que nunca tinha acontecido. Isto é, essa queda foi muito rápida, impossível de avisar com mais antecedência” Disse Marcelo Maioli. “Além disso, essa queda da vazão nos força a reduzir a pressão aplicada para levar água até as residências, pois manter a mesma pressão poderia causar o total colapso no sistema, então ficaríamos sem água nas torneiras por mais tempo e em toda a cidade. E é isso o que vem causando a falta de água nas regiões mais altas da cidade, a falta de pressão, mas já está sendo resolvido.” Completou.
[tdj-leia-tambem]
O gerente da Sabesp também foi questionado, pelo prefeito, sobre o que deverá ser feito para amenizar o impacto da falta de água para a população. Maioli respondeu que economizar água é um caminho essencial, mas que, caso não chova até esse domingo, é provável que um rodízio de abastecimento seja necessário. “Nesse momento não há muito o que fazer, simplesmente não temos água suficiente na bacia do rio Jundiaí, por isso que pedimos à população que economize o máximo possível quando tiver água nas torneiras, conforme campanha que realizamos recentemente.” Disse. “Além do rodízio que pode acontecer, estamos tomando providências para evitar esse problema no futuro.” Completou.
Para economizar, a Sabesp orienta que fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo, não lavar calçadas com mangueiras já ajudam a evitar o desperdício, principalmente neste período de estiagem severa.