Galão Sabesp
Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Sabesp deu início a uma importante obra que promete transformar o abastecimento de água em Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.

Com investimento superior a R$ 170 milhões, a iniciativa inclui a construção de uma nova estação elevatória e a instalação de 25 quilômetros de tubulações, que vão transportar mais água da represa Paiva Castro para a região, beneficiando cerca de 200 mil moradores.

Segurança hídrica mesmo em períodos de estiagem

O objetivo principal da obra é reforçar a infraestrutura hídrica, aumentando a segurança no fornecimento de água, especialmente durante períodos de estiagem. A medida é estratégica diante do crescimento populacional e da demanda por abastecimento de qualidade.

“Com isso, vamos garantir um aumento na oferta de água para tratamento no período de poucas chuvas, quando a captação atual no rio Jundiaí deixa de ser suficiente para atender a região ao mesmo tempo em que preserva o rio. É um projeto de grande relevância para o desenvolvimento econômico da região e para a qualidade de vida da população”, explica o diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp, Rejane Tavares.

Nova estação e adutoras vão integrar municípios

A obra tem conclusão prevista para 2027 e contará com a construção de uma estação elevatória de água bruta, capaz de transportar 400 litros por segundo. As adutoras ligarão os municípios de Atibaia, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha e Francisco Morato.

A água será captada na Barragem Paiva Castro, em Franco da Rocha, na Serra da Cantareira, e transportada até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Limpo Paulista, responsável também pelo abastecimento de Várzea Paulista.

Universalização do saneamento até 2029

A Sabesp destaca que essa obra faz parte de um esforço maior para universalizar o acesso à água e ao saneamento básico nos 377 municípios atendidos pela companhia.

“Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento (de 2033 para 2029), proporcionando qualidade de vida, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de pessoas enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.”

A empresa prevê investir cerca de R$ 70 bilhões até 2029 em todo o estado, conforme anunciado em 2024.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]