
A Sabesp informa que não há racionamento de água nas cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí atendidas pela empresa – Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu e Várzea Paulista -, mas reforça à população o uso consciente de água.
“Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, ajudam a evitar desperdício”, alerta.
Nesses municípios, em que a Sabesp responde pela totalidade do abastecimento, a empresa informa que os mananciais vêm apresentando vazões instáveis devido à falta de chuvas. A empresa informa que está trabalhando ininterruptamente para manter o abastecimento, com destaque para obras emergenciais de reforço e aumento da capacidade dos sistemas de captação.
[tdj-leia-tambem]
“Com as altas temperaturas, observa-se o aumento do consumo de água, o que aumenta o tempo para recuperação dos sistemas de abastecimento quando ocorrem interrupções para intervenções de manutenção”, informa.
Veja algumas outras dicas sobre como utilizar água de forma consciente:
- Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras. Evite lavar carros e calçadas.
- Fechar torneiras enquanto escova os dentes.
- Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
- Não use água corrente para descongelar alimentos.
- Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.
Contato
Em caso de emergência, a Sabesp segue à disposição dos clientes pelo telefone 0800-0550195. A ligação é gratuita.