Agente de trânsito de Várzea Paulista.
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Para garantir mais segurança aos alunos nos horários de entrada e saída, além de melhorar a organização do trânsito nas imediações das escolas, Várzea Paulista (SP) lançou a Patrulha Escolar. A iniciativa contempla todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.

O projeto, coordenado pela Unidade Gestora Municipal de Transporte Público e Trânsito, conta com o apoio da Unidade Gestora Municipal de Educação e da Guarda Civil Municipal (GCM).

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Como funciona a Patrulha Escolar?

A atuação da Patrulha Escolar começa com uma visita de apresentação da equipe de trânsito às unidades escolares. A partir disso, o trabalho inclui a presença de uma viatura caracterizada com agentes de trânsito, que fiscalizam e organizam o fluxo de veículos, fornecem orientações a condutores e alunos, além de autuar infrações, sempre com o suporte da GCM e da Unidade de Educação.

O gestor municipal de Transporte Público e Trânsito, Ricardo Rodrigues, destaca a importância da ação:

“Cada fiscalização conta com uma viatura caracterizada, com agentes de trânsito, que passam na escola para identificar as demandas, dar maior segurança aos alunos, fornecer indicações aos condutores de transporte escolar e da população como um todo, organizar o trânsito, e autuar quem está cometendo infrações de trânsito, tudo com o suporte dado pela GCM e Unidade de Educação”.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

[tdj-leia-tambem]

Expansão do projeto e próximos passos

Desde o início da ação, 20 escolas já receberam a Patrulha Escolar, sendo a maioria delas municipais. Nesta terça-feira (25), o trabalho foi realizado no entorno do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prof.ª Palmyra D’Almeida Rinaldi, no Parque Guarani, com a presença do gestor executivo municipal de Trânsito, Marco Antônio Bueno, do diretor da escola, Pedro Pastri, e do coordenador municipal de Trânsito, Carlos Ferreira.

Para ampliar ainda mais a efetividade do projeto, um grupo de WhatsApp será criado no próximo mês, conectando a Unidade Gestora de Trânsito e os diretores escolares. Esse canal de comunicação facilitará o compartilhamento de informações e a identificação de novas demandas para melhorar a segurança do trânsito no entorno das escolas.