
Nesta quinta-feira (25), a entrega da área de convivência Maria Celestino marcou a feira noturna do Jardim Bertioga, em Várzea Paulista. O local recebeu o nome em homenagem a uma conhecida feirante varzina.
Nos últimos meses, o espaço recebeu trabalhos como drenagem, colocação de bancos e mesas, parquinho infantil, canalização do córrego e iluminação com lâmpadas LED.

Participaram da entrega Rubenita, Romildo, Audinete, Reginaldo, Rosana e Rosemary, filhos de Maria Celestino, além de netos, bisnetos e sobrinhos da homenageada. “Ela merece, foi uma batalhadora”, disse o filho Romildo. Já Reginaldo e Rubenita, destacaram a grande emoção que estavam sentindo. “Nosso coração está repleto de alegria. É um momento muito especial para a família”.

Lazer para a população
O prefeito professor Rodolfo Braga falou o quanto estava feliz em terminar mais um dia de trabalho, entregando uma área de lazer para a população. “É muito boa a sensação do dever cumprido. De ver uma família reunida para celebrar essa conquista e de entregar essa área, que estava abandonada há anos, e agora, foi toda revitalizada levando o melhor para a nossa população”, disse.
De acordo com o gestor de Infraestrutura Urbana, o centro de convivência recebeu investimentos de mais de R$ 10 milhões e 70% do trabalho foi realizado por equipe própria. “Hoje as pessoas gostam e têm orgulho de morar em nossa cidade”, afirmou.
O vereador Giba, autor do projeto de lei que nomeia a praça, parabenizou a família. “Me sinto muito grato em homenagear a categoria dos feirantes, com uma mulher tão forte e batalhadora quanto a dona Maria Celestino”, comentou.
O presidente da Câmara de Várzea Paulista, Eliseu Notário, disse ser muito honroso participar do evento. “Fiz questão de comparecer, pois cresci perto da família e vi o trabalho de todos”. O vereador Valdecir também parabenizou os Celestinos. “Essa homenagem é muito merecida, são pessoas trabalhadoras e esse reconhecimento é muito importante”, concluiu.
A área de Convivência Maria Celestino fica na Rua das Alocácias, s/n, Jardim Bertioga.

Vida marcada pela humildade, alegria, amor e trabalho
Vinda do Pernambuco para Várzea Paulista em 1978, Maria Celestino dos Santos atuou como feirante por 37 anos na cidade. Trabalhou nas feiras livres dos bairros Vila Popular, Jardim Buriti, Jardim Promeca, Vila São José, Vila Santa Terezinha e Jardim Paulista.
Com seis filhos e 16 netos e bisnetos, foi uma varzina muito alegre, carismática, bondosa, humilde e sempre disposta a ajudar quem precisava, motivos pelos quais ainda está na memória de muita gente, de forma bastante carinhosa. Maria Celestino faleceu aos 82 anos, em 2017.
[tdj-leia-tambem]