Várzea Paulista: Atendimentos para Covid19 crescem 90% em um mês

Após levantamento feito pela Prefeitura de Várzea Paulista, na primeira quinzena de fevereiro 724 pessoas buscaram atendimento médico na Unidade de Combate ao Coronavírus (UCC). No mesmo período de março, os números foram para 1.378, resultando em um aumento de 90%.

Diariamente a UCC atente uma média de 90 pessoas, nas quais, 40 delas testam positivo para Covid19. O assessor especial de Saúde de Várzea Paulista, Dr. Felipe Amaral de Carvalho, alerta sobre o aumento de casos também em crianças. “Era uma situação que não vivíamos no começo da pandemia, e agora, nos últimos 20 dias, o município registrou 40 crianças em acompanhamento, destas, três já testaram positivo.” Por esse motivo, é importante ficar alerta e evitar passeios em parques ou áreas de lazer.

Alerta

Outro fator a ser levado em consideração é a busca de atendimento em clínicas particulares, o que resulta em sub-notificação de casos, gerando aumento na demora de apresentação de dados. A cidade registra 421 casos positivos, 15 pacientes internados e 281 casos suspeitos,de acordo com o boletim epidemiológico do município, do dia 16. “Seguindo esses dados, mais os casos não notificados, a cidade pode ter aproximadamente 800 casos ativos. Podendo chegar a mil casos ativos por dia”, alerta o assessor especial.

A recomendação é que a população não promova reuniões, mesmo que em pequenos grupos e que todos fiquem em casa e evitem aglomerações cotidianas, como uma pizza no final de semana ou comemoração de aniversário. “São nos momentos que relaxamos que a doença pode se espalhar e atingir quem você mais ama” relembra Felipe.

[tdj-leia-tambem]